Início Empresas Aéreas

Por ordem do governo, Cubana cancela todos os seus voos até o fim de abril

A Cubana de Aviación, companhia aérea oficial de Cuba, cancelou todas as suas operações até 24 de abril devido à crise mundial da pandemia de covid-19. A decisão foi mandatória para que cumprisse a determinação do governo cubano pela suspensão total de voos internacionais e domésticos (exceto cargueiros) na ilha.

Cubana
Foto de Pedro Aragão via Wikimedia Commons

Alguns aviões da empresa, entretanto, ainda poderão ser vistos em voos humanitários para repatriar nacionais de outros países, como a Argentina. Ainda há um grupo de 800 argentinos na ilha aguardando resgate e o governo de seu país anunciou que fretará alguns aviões da Cubana para essa missão.

As finanças da Cubana são um mistério, já que a companhia é totalmente financiada pelo estado. No entanto, analistas acreditam que não deve ser a mais saudável das empresas aéreas, principalmente por operar voos subsidiados e pela dificuldade em adquirir peças e equipamentos devido às sanções dos Estados Unidos. No final do ano passado, a companhia anunciou o cancelamento de voos para sete destinos internacionais e dois domésticos, devido à intensificação do bloqueio econômico americano.

Especificamente, os voos internacionais para Santo Domingo, Cidade do México, Cancun, Caracas, Porto Príncipe, Fort de France (Martinica) e Point à Pitre (Guadalupe) foram cancelados, informou a companhia em comunicado oficial. 

Até agora, a pandemia deixou seis mortos na ilha, enquanto 217 casos foram confirmados e mais de 2.000 cubanos permanecem em observação.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile