Por que a aviação americana está rapidamente ganhando novo fôlego?

woman walking on pathway while strolling luggage
Foto de Alexandr Podvalny via Pexels.com

Embora ainda nos passos iniciais, a recuperação da demanda por viagens domésticas nos Estados Unidos anima as empresas, que retiram aviões do armazenamento e recontratam profissionais colocados em licença ou desligados. A grande razão por trás desse movimento é a vacinação em massa promovida pelo governo local, que fez as curvas de contágio e mortes despencarem.

Ao longo do ano passado, a pandemia de coronavírus suprimiu as viagens aéreas a um grau jamais visto. A TSA chegou a registrar números diários de passageiros 90% inferiores na comparação ano sobre ano, os quais agora já estão na marca dos 50%. Mas agora, pelo décimo-quinto dia consecutivo, a Agência de Segurança nos Transportes (TSA) contabilizou mais de um milhão de passageiros passando por seus postos de controle.

Ainda está longe da média superior a dois milhões e meio da mesma temporada de 2019, mas já é um grande alento, ao ponto da American Airlines, por exemplo, antecipar que espera ter toda sua frota doméstica voando já em maio.

As estatísticas da Covid nos EUA mostram de onde vem a confiança dos americanos em voltar a viajar.

Fonte Worldometer

O gráfico acima, por exemplo, traz o declínio significativo dos casos de novas infecções a partir de janeiro, lembrando que a vacinação por lá começou em dezembro. Mais abaixo, a curva de mortes diárias também mostra o mesmo tipo de comportamento.

Com a segurança da imunização em massa e os números traduzindo sua eficácia, fica mais fácil para o americano médio sentir-se confiante em marcar sua próxima viagem, gerando um circulo virtuoso para o setor nos próximos meses. A época do ano também é um fator que ajuda na recuperação, já que é tradicional que muitas pessoas planejem uma fuga durante a primavera, ainda que durante alguns dias. 

Mortes por Covid-19 nos EUA – Fonte Worldometer

Veja abaixo a tabela completa fornecida pela TSA, com as quantidades de pessoas que embarcaram nos aeroportos americanos nos últimos 15 dias.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias