Por que essa companhia aérea está parando de voar aos sábados?

Foto Bram Steeman, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

A empresa aérea israelense Israir, que mudou de propriedade recentemente, disse que, sob seu novo comando, deixará de voar em dias de observância religiosa do judaísmo, como o Shabat, que dura do pôr do sol de sexta-feira ao pôr do sol de sábado. Com a iniciativa, a empresa se junta à El Al, que também opera dessa maneira.

A empresa controladora da Israir, BID Tourism (2009) Ltd, fez o anúncio quatro meses após a conclusão de sua aquisição pela BGI Investments, que é propriedade conjunta do magnata dos supermercados Rami Levy e do empresário Shalom Haim, informou a mídia local. Em declarações ao jornal financeiro Globes após a conclusão do negócio, Haim comentou sobre sua intenção de interromper os voos aos sábados.

“Por convicção pessoal, sou um judeu religioso que observa o sábado e todos os meus negócios fecham aos sábados. Respeitamos aqueles que observam o sábado, e isso não é um capricho pessoal meu. É o DNA do Judaísmo”.

Ele acrescentou: “Vamos examinar as implicações econômicas da possibilidade de redução da atividade aos sábados. Queremos chegar a uma situação em que haja também um dia de descanso semanal para os pilotos. Existem muitas empresas que não funcionam aos sábados, e isso pode incluir a aviação também”.

No passado, Israir operava voos em codeshare da El Al aos sábados para contornar a proibição colocada pela última, mas isso também vai acabar. A única companhia aérea israelense de passageiros que continua operando aos sábados é a Arkia.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

LATAM deve pagar até 1,5 salário de participação de resultados para...

0
Uma das maiores companhias aéreas do país, a LATAM, anunciou que voltará a pagar participação de lucros para seus funcionários.