Por que esse Boeing 737 fez um voo direto de Cochabamba a São José dos Campos?

Fotos de Hernani Monteiro / DIGEX

Na última semana, quem acompanha a plataforma de rastreamento de voos RadarBox pode ter observado um Boeing 737-800 realizando um voo não-usual, ligando a cidade boliviana de Cochabamba ao interior de São Paulo, especialmente à São José dos Campos. Horas mais tarde, imagens do canal de Diego Rhamon no YouTube mostravam o jato de marca CP-3138 parado numa área remota do aeroporto paulista.

Embora houvesse quem acreditasse que o avião seria nacionalizado, para então ser incorporado por alguma empresa aérea brasileira, esse não era o caso. A resposta para a indagação sobre o motivo daquele voo tão incomum foi dada pela DIGEX MRO, que compartilhou imagens do avião dentro e fora de seu hangar.

Imagem: RadarBox

Segundo a DIGEX, especializada em manutenção de vários níveis e que presta serviços a diversas companhias brasileiras, a admissão o Boeing da Boliviana de Aviacion (BoA) aconteceu em regime temporário, como fruto de um contrato que fechou com a estatal boliviana para manutenção de suas aeronaves.

A extensão da manutenção não foi informada pelo MRO.

O Boeing 737-800 é o mesmo modelo de aeronave que a BoA emprega em seus voos diários a São Paulo (Guarulhos) e do qual a empresa aérea possui quatro unidades. Todos os demais estão ativos e voando, num momento em que a Bolívia também começa a reaver sua malha aérea internacional.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Entrevista com o Presidente da Helibras: aeronaves das Forças Armadas, engenharia,...

0
Duek falou sobre os projetos atuais na parceria da fabricante com as Forças Armadas do Brasil, possíveis novos projetos nesse âmbito e as