Por que o Aeroporto de Várzea Grande será internacional apenas no mês de junho?

Com o início da Copa América no Brasil, já neste final de semana, o Governo Federal liberou o uso do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, no Mato Grosso para voos internacionais das equipes participantes do campeonato. O terminal atende à região de Cuiabá, capital do Estado.

Imagem: Google Maps

A liberação do aeroporto para essa classe de passageiros serve para evitar o deslocamento das equipes estrangeiras em aeroportos mais distantes, visando às medidas sanitárias no combate à COVID-19, adotadas pelo Ministério da Saúde e pela CONMEBOL, onde todos os voos deverão pousar mais próximos de onde irão acontecer os jogos.

Conforme relata o UOL, as delegações da Colômbia e Equador serão as primeiras a usufruir da autorização do governo e devem desembarcar já na noite desta sexta-feira, dia 11 de junho, e disputarão seu primeiro jogo na competição no próximo domingo.

O Aeroporto Marechal Rondon foi concedido à iniciativa privada em 2019 e, em março do ano passado já deveria receber seus primeiros voos internacionais, porém, com a chegada da pandemia, as obras de adequações de órgãos alfandegários foram postergadas. Nos últimos anos, voos para outros países partindo de Cuiabá/Várzea Grande, foram realizados apenas pontualmente e mediante aprovações especiais.

A liberação foi dada através de um documento assinado pelo delegado Oldesio Silva Anhesini da Receita Federal onde é descrito que: “De forma excepcional, no período de 10 de junho de 2021 a 11 de julho de 2021, as entradas e saídas de aeronaves, mercadorias e bens de viajantes em voos internacionais pelas instalações não alfandegadas do Aeroporto Internacional Marechal Rondon de Várzea Grande-MT, durante a realização do evento internacional CONMEBOL Copa América 2021 na cidade participante Cuiabá-MT, serão autorizadas exclusivamente para aeronaves fretadas de delegações esportivas participantes do evento (associações nacionais representantes das seleções oficiais de futebol dos países participantes) em jogos a ocorrer na cidade de Cuiabá-MT”.

Já através de uma portaria, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) deve designar o Aeroporto de Cuiabá como internacional somente para transporte de passageiros, em caráter temporário e excepcional, entre 10 e dia 30 de junho de 2021. Segundo o UOL, o documento ainda explanará que as operações internacionais estão autorizadas exclusivamente aos serviços aéreos não regulares prestados por aeronaves fretadas para as delegações esportivas participantes da Copa América 2021.

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Amazonas fecha o cerco no Aeroporto de Manaus contra quem leva...

0
A Sefaz-AM apreendeu mais de 800 fardos de mercadorias no Aeroporto de Manaus, que totalizam aproximadamente 20 toneladas.