Com o início da Copa América no Brasil, já neste final de semana, o Governo Federal liberou o uso do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, no Mato Grosso para voos internacionais das equipes participantes do campeonato. O terminal atende à região de Cuiabá, capital do Estado.
A liberação do aeroporto para essa classe de passageiros serve para evitar o deslocamento das equipes estrangeiras em aeroportos mais distantes, visando às medidas sanitárias no combate à COVID-19, adotadas pelo Ministério da Saúde e pela CONMEBOL, onde todos os voos deverão pousar mais próximos de onde irão acontecer os jogos.
Conforme relata o UOL, as delegações da Colômbia e Equador serão as primeiras a usufruir da autorização do governo e devem desembarcar já na noite desta sexta-feira, dia 11 de junho, e disputarão seu primeiro jogo na competição no próximo domingo.
O Aeroporto Marechal Rondon foi concedido à iniciativa privada em 2019 e, em março do ano passado já deveria receber seus primeiros voos internacionais, porém, com a chegada da pandemia, as obras de adequações de órgãos alfandegários foram postergadas. Nos últimos anos, voos para outros países partindo de Cuiabá/Várzea Grande, foram realizados apenas pontualmente e mediante aprovações especiais.
A liberação foi dada através de um documento assinado pelo delegado Oldesio Silva Anhesini da Receita Federal onde é descrito que: “De forma excepcional, no período de 10 de junho de 2021 a 11 de julho de 2021, as entradas e saídas de aeronaves, mercadorias e bens de viajantes em voos internacionais pelas instalações não alfandegadas do Aeroporto Internacional Marechal Rondon de Várzea Grande-MT, durante a realização do evento internacional CONMEBOL Copa América 2021 na cidade participante Cuiabá-MT, serão autorizadas exclusivamente para aeronaves fretadas de delegações esportivas participantes do evento (associações nacionais representantes das seleções oficiais de futebol dos países participantes) em jogos a ocorrer na cidade de Cuiabá-MT”.
Já através de uma portaria, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) deve designar o Aeroporto de Cuiabá como internacional somente para transporte de passageiros, em caráter temporário e excepcional, entre 10 e dia 30 de junho de 2021. Segundo o UOL, o documento ainda explanará que as operações internacionais estão autorizadas exclusivamente aos serviços aéreos não regulares prestados por aeronaves fretadas para as delegações esportivas participantes da Copa América 2021.