Início Empresas Aéreas

Por que o Boeing 737 MAX mais denso do mundo vai ‘virar o jogo’ para a Ryanair?

Ontem (16), a Ryanair recebeu o primeiro Boeing 737-8200 (ou MAX 8200) de uma encomenda de 210 jatos do modelo que tem um orçamento de US$ 22 bilhões. Mas isso “não será nada” para o ganho que a companhia low-cost espera ter com os novos jatos, ao ponto de chamá-lo de um “game changer ou “capaz de mudar ou virar o jogo”, no jargão corporativo.

A empresa se apoia em duas premissas básicas para acreditar nisso. Sendo esses os Boeing 737 MAX mais densos do mercado (mais gente a bordo e, portanto, mais apertado), eles são capazes de levar 4% a mais de passageiros do que o MAX 8. Além disso, eles reduzirão o consumo de combustível em 16% por assento, as emissões de ruído em 40% e as emissões de CO2 em quantidades semelhantes, quando comparado aos atuais Boeing 737-800 NG da frota da europeia.

Essas variáveis combinadas são capazes de aumentar substancialmente a margem financeira da companhia. Como, nesse momento, a Ryanair está na frente da fila, qualquer encomenda adicional do modelo poderá ter que esperar algum tempo até a entrega, o que deixa a low-cost irlandesa em vantagem.

Michael O’Leary, o CEO da Ryanair disse:

“Estamos muito satisfeitos em receber nossa primeira aeronave game changer de nova tecnologia. Essas novas aeronaves ajudarão a Ryanair a reduzir custos, diminuir o consumo de combustível e o ruído e as emissões de CO2, à medida que investimos pesadamente em novas tecnologias para aprofundar nosso compromisso ambiental como a companhia aérea mais ecológica e limpa da Europa. Cada aeronave 737 oferece 197 assentos (em comparação com nossa atual frota de 737 com 189 assentos). No entanto, nossos clientes desfrutarão de mais espaço para as pernas, novos “Sky Interiors” e tarifas mais baixas, enquanto reduzem sua pegada ambiental ao mudar para essas novas aeronaves.

Devido a atrasos de entrega lamentáveis, esperamos receber a entrega de apenas 12 dessas aeronaves durante o verão de 2021, com 6 chegando nas cores da Ryanair e 6 nas cores da Malta Air.

A Ryanair espera receber mais 50 dessas aeronaves antes do verão de 2022, o que permitirá ao Grupo Ryanair se recuperar fortemente, oferecendo novas rotas, tarifas mais baixas e rápida recuperação do tráfego para muitos aeroportos parceiros em toda a Europa, enquanto o turismo se reconstrói do impacto devastador da pandemia”.

Por que 8200

A versão 8200 não apresenta nenhuma mudança de dimensões externas em relação ao 737 MAX 8, mas tem modificações de cabine que a tornam uma aeronave capaz de levar mais passageiros com segurança.

Basicamente, esta aeronave tem portas de saída a mais para garantir a evacuação segura de um maior número de passageiros em caso de acidentes e incidentes, podendo acomodar até 200 assentos (daí o nome 8200), graças ao espaço reduzido para 28 polegadas (71 cm) entre eles. Todo esse “aperto” permite que essa variante seja 5% mais econômica por assento e com um custo operacional apenas 1% maior em comparação com MAX-8.

Mesmo sem ainda ter operado comercialmente com o jato, a Ryanair aumentou, em dezembro, sua carteira de pedidos do modelo. Agora, são esperados para os próximos anos nada menos do que 210 exemplares na frota da empresa irlandesa, das quais 50 chegam até 2022.

Nos primeiros dias de abril desse ano, a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA – Federal Aviation Administration) concedeu a certificação para o modelo.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile