Por que um avião Airbus BelugaXL foi visto voando em círculos por horas?

Foto: Airbus

Durante o mês de julho, um dos assuntos mais falados na aviação brasileira foi a visita do Airbus A300-600ST Beluga no Brasil, trazendo um helicóptero de luxo. No entanto, é importante lembrar que o Beluga não é um modelo novo, pelo contrário, é um projeto de mais de 30 anos – por exemplo, a aeronave que visitou os aeroportos brasileiros, de matrícula F-GSTB, tem mais de 26 anos.

Outro ponto importante é que o Beluga já vem sendo gradualmente aposentado de sua finalidade principal, o transporte de peças de aeronave entre as unidades produtivas e as linhas de montagem da Airbus, para dar lugar a um modelo mais novo, o BelugaXL, baseado no A330-200 e denominado oficialmente A300-743L.

Voos em círculos

Por enquanto, já foram produzidas cinco unidades do XL e, embora o programa BelugaXL tenha recebido a Certificação de Tipo da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) em novembro de 2019, após uma intensa campanha de testes, os ensaios em voo para a implementação de novos recursos continuam.

Um exemplo disso foram os voos realizados ao longo do mês de julho, com exemplo para o dia 13, quando o jato de matrícula F-WBXL fez o voo AIB-101 de mais de três horas, tendo decolado de Toulouse e feito quatro aproximações com “toque e arremetida” na pista de Genebra (Suíça), antes de seguir para Vigo (Espanha), onde também repetiu o procedimento.

Segundo informações de fontes próximas da Airbus, tal voo fez parte da campanha de ensaios visando obter a certificação “Autoland” para o Beluga XL, isto é, a homologação do procedimento de aproximação e pouso automáticos. Toda a trajetória do voo foi capturada pela plataforma de rastreamento de voos Radarbox.

Rastreamento do voo: Radarbox

A atualização XL

À medida que a Airbus cresceu, sua frota de Belugas tornou-se insuficiente para suas necessidades. Como resultado, a fabricante precisava de uma atualização.

O modelo XL tem uma capacidade muito maior que o seu antecessor. De fato, embora a fuselagem tenha quase 7 metros de comprimento a mais, agora também é 1,7 metros mais larga, chegando aos 8,8 metros. A título de comparação, a fuselagem do gigante Airbus A380 tem 7,14 metros de largura.

No final de 2019, o BelugaXL fez seu primeiro voo em serviço. Até 2023, um total de seis aeronaves BelugaXL estarão operando entre as fábricas da Airbus espalhadas pela Europa, substituindo totalmente o A300-600ST Beluga.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias