Por que um Boeing 777 parado há 600 dias foi reativado nesta semana?

Depois de quase 600 dias no solo, hoje o B777-300 da Air New Zealand está voando mais uma vez. Matriculada ZK-OKQ, a aeronave voou pela última vez em 20 de junho de 2020 entre Melbourne e Auckland, antes de ser estacionada devido à pandemia. Recentemente, o jato passou por quatro semanas em manutenção para, enfim, voltar ao serviço.

O objetivo por trás dessa reviravolta, já que a empresa não vislumbrava colocar esse modelo de volta tão cedo, está na demanda de carga gerada pela pandemia. A princípio, o avião fará apenas voos de carga entre a Nova Zelândia, Austrália e Los Angeles, levando produtos frescos de seu país, como salmão, cordeiro e frutos do mar, além de levar de volta produtos farmacêuticos e de comércio eletrônico.

O Chefe de Integridade Operacional e Segurança da Air New Zealand, comandante David Morgan, disse que o retorno da primeira aeronave 777 da companhia aérea é um dia incrivelmente especial para a companhia aérea e é um sinal de que as marés estão mudando.

“Após os 24 meses operando predominantemente um negócio doméstico, ver nosso icônico 777 de volta à ação será um momento emocionante para muitos Air New Zealand. Este 777 em particular foi o primeiro em nossa frota, então é apropriado que ele mais uma vez primeiro em nossos céus”, disse Morgan.

“É um sinal positivo de que há luz no fim do túnel e, embora esteja apenas transportando carga para começar, esperamos que, à medida que as restrições nas fronteiras continuem a diminuir, recebamos os clientes de volta a bordo em breve. Nosso negócio de carga está bem no meio de sua temporada mais movimentada, com produtos da Nova Zelândia em alta demanda em todo o mundo, então esse espaço extra na barriga é um impulso muito necessário para os exportadores”, concluiu.

A ZK-OKQ estará operando seu primeiro serviço de carga na quinta-feira, 10 de fevereiro, entre Auckland e Melbourne.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias