Início Mercado

Por relações com a Air Koryo e foguetes norte-coreanos, quatro entidades são sancionadas

Foto de Fedor Leukhin, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos (OFAC) designou quatro entidades norte-coreanas como sancionadas após alegado apoio ao programa de armas de destruição em massa e mísseis balísticos de Pyongyang e sua empresa aérea estatal Air Koryo, que está sancionada desde dezembro de 2016.

Como relatou a Reuters, a lista de entidades recentemente adicionadas à lista da OFAC inclui a Air Koryo Trading Corporation (AKTC), o braço comercial da Air Koryo, por “fornecer ou tentar fornecer suporte financeiro, material, tecnológico ou outro, ou bens ou serviços em apoio à indústria de foguetes”

A OFAC alega que a entidade foi usado como fachada para a aquisição de vários bens de uso duplo fora da Coreia do Norte e depois os enviou de volta ao país, onde foram usados ​​para o programa de mísseis balísticos. A empresa também estaria envolvida na aquisição ilegal de bens de luxo para as elites norte-coreanas.

A OFAC também designou Jong Yong Nam, um indivíduo baseado em Minsk, na Bielorrússia, que supostamente atua como agente da sancionada Segunda Academia de Ciências Naturais (SANS), e o Bank Sputnik, um banco norte-coreano que facilita as transações contra sanções na e com a Rússia. Por sua vez, o Banco do Extremo Oriente foi sancionado pela prestação de serviços financeiros à Air Koryo e outras empresas estatais norte-coreanas.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile