Por seus 80 anos, DECEA abre exposição no Congresso Nacional e, após, nos aeroportos do Rio

Imagem: DECEA

A Exposição DECEA 80 anos está aberta para visitação no Congresso Nacional, em Brasília, no Distrito Federal. A mostra que conta a história do Departamento de Controle do Espaço Aéreo ficará no Espaço Mário Covas (Anexo Dois da Câmara dos Deputados) até a próxima sexta-feira (10/06).

Depois, ainda neste mês de junho, será apresentada também no Rio de Janeiro, nos Aeroportos do Galeão e Santos Dumont, conforme programação detalhada nesta matéria.

Os visitantes têm acesso a vídeos informativos, a fotos históricas, maquetes e a um totem interativo. Militares do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA I) estão no local, tirando dúvidas e interagindo com o público.

Na entrada do Anexo, uma televisão exibe uma animação que questiona ao visitante: “Você sabe o que acontece enquanto você está voando?”. Em seguida, o vídeo mostra como os pilotos se comunicam com os diferentes centros de controle de tráfego aéreo, subordinados ao DECEA, em cada uma das fases do voo, ou seja, durante pouso, decolagem e quando o avião está em rota aérea.

Para tornar a explicação ainda mais realista, o visitante é convidado a colocar os fones de ouvido e escutar o contato real entre um controlador e um piloto. A gravação foi feita no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-Galeão), no Rio de Janeiro.

Imagem: DECEA
Imagem: DECEA

Também é possível assistir ao vídeo comemorativo, que conta a trajetória do DECEA, desde a sua criação. A história ganha vida no imaginário do público com o auxílio de fotos que constroem uma narrativa desde os anos 40.

Navegando pelo conteúdo digital, o visitante tem acesso, ainda, a descrições e fotos das unidades subordinadas ao DECEA e a um mapa, que mostra a área de atuação de cada um dos CINDACTAs. É possível conhecer dados curiosos, como a quantidade de movimentos aéreos de cada região do País.

O objetivo do projeto, idealizado pelo Diretor Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, é explicar ao público, de forma simples e direta, o que é o DECEA e como a Organização atua no gerenciamento do espaço aéreo brasileiro, tanto na aviação civil como na defesa aérea militar.

“A importância principal desse evento é poder dar conhecimento, é divulgar para a toda a sociedade do Brasil, a importância da estrutura da Força Aérea Brasileira e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Essa estrutura remonta há 80 anos, apesar de ter recebido outros nomes e outras diretorias ao longo de sua história, e sempre teve a sua importância para o controle de todo o espaço aéreo brasileiro, em todo o território nacional e em parte do Oceano Atlântico. Neste momento é justo  e importante que a gente passe para a sociedade um pouco do resumo dessa estrutura, mostrando como ela foi montada e como chegou até os dias atuais”, explica o Oficial-General.

Uma das visitantes da mostra, a administradora Silvia Aparecida do Nascimento, de 55 anos, apoiou a iniciativa e se mostrou surpresa com a apresentação. “Eu não tinha conhecimento de que são militares que atuam como controladores de voos. Foi muito bom ver a dimensão desse trabalho, a quantidade de pessoas e o nível de especialização envolvidos. Eu fiquei me sentindo mais segura, sabendo que é a Força Aérea que cuida disso”, declarou.

Imagem: DECEA

A criação da exposição original contou com curadoria e projeto museográfico da Tenente-Coronel Sahara Burity Fernandez Cyrino, do Centro de Documentação da Aeronáutica (CENDOC), e com a supervisão do Coronel Michael Silva da Cunha, do DECEA.

A Assessoria de Comunicação Social do DECEA é responsável pela coordenação geral, além de pesquisa histórica, produção de textos, vídeos e fotografias, projeto gráfico e desenvolvimento do conteúdo digital. O CINDACTA I (Brasília) e o GAP-BR prestaram apoio logístico e de efetivo.

Programação completa da exposição

– 06 a 10/06 – Exposição no Congresso Nacional – Espaço Mario Covas – Térreo do Anexo Dois da Câmara de Deputados

– 13 a 21/06 – Exposição no Prédio do COMAER (Apenas para o efetivo da Força Aérea) – Terceiro andar do prédio anexo – próximo ao Corredor do Túnel do Tempo

23 a 26/06 –  Aeroporto Internacional Tom Jobim, Galeão, Rio de Janeiro.

27 a 01/07 –  Aeroporto Santos Dumont, Centro do Rio de Janeiro.

Informações pela Assessoria de Comunicação Social do DECEA

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Fotos: O que rolou na Labace 2022, que aconteceu no aeroporto...

0
O evento que é marcado pela retomada do setor, é organizado pela Associação Brasileira de Aviação Geral e conta com diversos expositores.