Porta de emergência se desprende e cai quando avião se preparava para decolar

Um homem de Michigan compartilhou uma foto da aeronave em que estava, mostrando que uma porta de saída de emergência do avião se abriu momentos antes de seu voo, que seguiria de Minneapolis para Ironwood, decolar. Segundo o Independent, o incidente foi registrado na quarta-feira passada (12).

Tom Yon disse que estava sentado a pouca distância da porta, no que ele descreveu como um pequeno avião de 8 pessoas operado pela Boutique Airlines, uma companhia aérea regional dos EUA, que também opera voos de fretamento. Tratava-se, na realidade, de um Pilatus PC-12, aeronave com que a empresa aérea realiza algumas poucas rotas regionais.

“Estávamos prestes a decolar e a porta simplesmente voou. Houve um estrondo e a porta voou, e o barulho e o vento e tudo mais”, disse Yon. Ele descreveu que sua bagagem de mão foi sugada pela abertura e devolvida a ele cerca de uma hora depois.

Ele disse que estava grato porque poderia ter sido muito pior. “Foi assustador. Se houvesse uma pessoa sentada no avião com um bebê no colo, não sei o que teria acontecido”, disse. Yon acrescentou que ninguém parecia estar ferido e que o avião voltou para o portão, momento em que ele tirou a foto e compartilhou.

A Comissão de Aeroportos Metropolitanos confirmou ao jornal britânico que o incidente aconteceu por volta das 15h de quarta-feira. Após o evento, o avião permaneceu em solo para reparos.

Sem alternativa rápida para seguirem ao seu destino, Yon disse que ele e vários outros passageiros daquele voo acabaram pagando um táxi de volta para Ironwood, que custou US$ 400.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias