Porta do avião se abre em voo no Acre e passageiros se juntam para segurá-la

Passageiros de um voo de táxi aéreo da Rio Branco Aerotáxi passaram um susto na quinta-feira (14), depois que a porta da aeronave Embraer 110 “Bandeirante” se abriu durante o voo. O incidente foi registrado quando o equipamento estava voando entre a cidade de Jordão, no interior do Acre, e a capital Rio Branco.

Um vídeo, gravado a bordo da aeronave, mostra o momento em que os viajantes se colocam próximos da porta e a seguram para mantê-la fechada. Também é possível ver que o motor do lado esquerdo está desligado, numa atitude tomada pelos pilotos por precaução, após um pedaço da corrente que segura a porta ter se soltado e lhe acertado.

Segundo uma matéria do g1, passageiros relataram apreensão e informaram que a porta teve que ser manualmente segura por cerca de 20 minutos, até o pouso seguro. Um representante da empresa confirmou o incidente e disse que já foi reportado ao CENIPA. Segundo ele, a aeronave foi consertada e já está disponível para voar novamente.

O Embraer 110 é um avião com capacidade para 2 tripulantes e 12 passageiros, destinado ao transporte regional. O primeiro EMB-110 produzido em série fez seu vôo inaugural em 9 de agosto de 1972. A linha de produção do Bandeirante foi encerrada no final de 1991. No total, foram fabricadas 498 aeronaves, 253 aeronaves para o Brasil e 245 aeronaves vendidas para o exterior.

O vídeo abaixo mostra o momento em que os passageiros seguram a porta fechada. Havia 12 pessoas a bordo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aviões perdem pedaço da ponta da asa em colisão no solo...

0
No dia 27 de março, um Airbus A320neo da IndiGo colidiu com um Boeing 737 da Air India Express no Aeroporto Internacional Netaji Subhas