Portugal prolonga restrição aérea, mas libera brasileiros em viagens essenciais

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Airbus A330-900 A330neo TAP Portugal
Imagem: N509FZ / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

O Governo de Portugal anunciou hoje, 16 de abril, que decidiu prolongar as medidas restritivas de tráfego aéreo vigentes no país, porém, modificando a situação relativa ao Brasil e ao Reino Unido.

Em comunicado, o país informa que está “levantada a suspensão dos voos com origem ou destino no Brasil e no Reino Unido, apenas para viagens essenciais”. Apesar da alteração, o governo português destaca que os brasileiros que para lá voarem terão de cumprir, após a entrada em Portugal continental, um período de isolamento profilático de 14 dias, no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde.

“Consideram-se viagens essenciais designadamente as destinadas a permitir o trânsito ou a entrada em Portugal de cidadãos em viagens por motivos profissionais, de estudo, de reunião familiar, por razões de saúde ou por razões humanitárias.”, descreve a nota.

Além do isolamento de 14 dias, também é informado que todos os cidadãos que cheguem a Portugal por via aérea (exceto as crianças que não tenham completado 24 meses de idade) têm de apresentar comprovativo de realização de teste laboratorial (RT-PCR) para rastreio da infeção por SARSCoV-2, com resultado negativo, realizado nas 72 horas anteriores ao momento do embarque.

Os passageiros que chegarem ao território português sem o comprovativo de realização do teste terão que pagar para o realizar no interior do aeroporto, e aguardar o resultado no próprio aeroporto.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias