Portuguesa Orbest recebe seu primeiro Airbus A330-900neo

Como comentávamos lá em setembro do ano passado, se o novo Airbus A330neo falasse, certamente seria em português! Pois, depois da TAP estrear o modelo, da HiFly e da Azul encomendá-lo, mais uma aérea de língua portuguesa está a voar novo jato: essa é a vez da Orbest.

Com sede no aeroporto de Lisboa, a empresa turística irmã da Evelop Airlines recebeu o seu primeiro A330neo no dia 7 de agosto de 2020, vindo de Toulouse. A nova aeronave, registrada CS-TKH, vem numa configuração para acomodar 388 passageiros em uma classe e será alocada para voos ao Caribe, incluindo Punta Cana e a Cancun, no México. 

Quem é a Orbest

A Orbest não é muito conhecida dos brasileiros. Ela foi fundada originalmente pela gigante espanhola do ramo hoteleiro Iberostar. A proposta era fazer uma leisure airline, ou seja, uma empresa para atender exclusivamente ao passageiro turístico para destinos onde a empresa tem hotéis e resorts.

Entre altos e baixos, a companhia foi comprada em 2013, como Orbest Orizonia, pelo grupo Barceló, que também possui uma grande rede de hotéis na Península Ibérica, Mediterrâneo, Canárias e Caribe. O grupo Barceló decidiu então criar duas aéreas diferentes: a Evelop e a Orbest, baseadas respectivamente em Espanha e Portugal. Até a semana passada, a divisão portuguesa conta com apenas um avião: um Airbus A330-300ceo CS-TRH também para 388 passageiros.

A encomenda original do A330neo foi feita pela Evelop, mas uma decisão do grupo levou-a a utilizar apenas o A350-900 XWB, já entregue. A escolha do A330-900 para a aérea portuguesa tornou-se pública apenas após a empresa solicitar voos para o Caribe com o novo jato, no mês de setembro do ano passado.

A bem da verdade, segundo o portal RoutesOnline, era para os voos terem início em 29 de março de 2020, mas a pandemia atrapalhou tudo e agora já não se sabe quando os voos iniciarão.

Além da Orbest, as conterrâneas TAP (que estreou o modelo mundialmente) e a HiFly operam o A330neo. Marcando assim Portugal como o maior país com operadores do novo jato da Airbus, posto que não deve mudar por décadas. Além disso, a brasileira Azul também já recebeu e voa com o novo jato da Airbus. Parece que o A330neo caiu no gosto dos lusófonos, não?

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião Boeing 777-200ER PIA Pakistan International Airlines

Dando prejuízo há 11 anos, aérea paquistanesa PIA pode passar para...

0
No contexto da decidida privatização da Pakistan International Airlines (PIA), grandes líderes globais como Arábia Saudita, Emirados Árabes