Início Empresas Aéreas

Pouco mais de um ano após receber o A350, a Azul pode devolvê-lo; aérea não confirma e nem nega

A350 da Azul na chegada em Confins em setembro de 2022

A história do Airbus A350 XWB na Azul deverá ser bastante curta e a aeronave pode sair da frota ainda este ano, segundo rumores no setor. O modelo foi encomendado originalmente em 2016, mas suspenso em 2017 como o AEROIN revelou à época. As unidades da Azul acabaram, então, repassadas à Hong Kong Airlines, subsidiária do chinês HNA Group, que era então um dos principais acionistas da empresa brasileira.

Problemas internos na HNA e a pandemia fizeram com que a empresa chinesa devolvesse os jatos. Com isso, a Azul entendeu que poderia operá-los, finalmente recebendo o primeiro avião em setembro do ano passado.

A aeronave passou por meses de teste e treinamento da tripulação nos aeroportos brasileiros de Viracopos em Campinas e Salgado Filho em Porto Alegre até que finalmente estreou nas rotas internacionais em dezembro, com operações para Orlando, sendo depois realocado para a nova rota para Paris.

No entanto, a companhia hoje estaria vendo a aeronave como um custo alto para se manter, segundo fontes informaram ao AEROIN. Por conta disso, deve se desfazer em breve do A350. A mesma informação também já havia sido apurada pelo canal do Youtube “Viajando com o Luiz”.

Agora, como mais recente atualização do inventário do site Planespotters, que é alimentado por pessoas de todo o mundo, os jatos A350 de números de série (msn) 187 e 153, que na Azul deveriam ter matrículas PR-AOX e PR-AOZ, passaram a constar como sendo repassados à Iberia, da Espanha.

Essas aeronaves estavam, de fato, sendo preparadas para a Azul, mas há meses que não se tem notícias delas.

Entramos em contato com a companhia para um posicionamento sobre o assunto, e a Azul esclareceu “que está sempre olhando oportunidades de frota e qualquer mudança divulgaremos num momento oportuno”. Ou seja, a companhia não confirma e nem nega, mas optou por uma resposta padronizada.

Sair da versão mobile