Uma aeronave Ilyushin IL-76 de uma empresa aérea russa, sancionada pelos EUA por transportar armas, chegou ontem na Venezuela. O jato da Aviacon Zitotrans pousou nesta quinta (15) em Caracas após voar de Novosibirsk, na Rússia, com escala em Sochi, e também uma parada na Argélia antes de chegar em Caracas.
De matrícula RA-76445, o avião e a companhia aérea são sancionados pelos EUA por fazerem transporte de armas para entidades russas que já são alvos de sanções por acusação de venda para grupos terroristas e governos ditatoriais.
Como a aeronave decolou de Novosibirsk, que concentra grandes fábricas do setor de defesa russo, existe uma suspeita que ela tenha sido usada para levar armamento para o governo da Venezuela, que enfrenta forte pressão para divulgar o resultado das atas eleitorais, o que não foi feito apesar da vitória do ditador Nicolás Maduro ter sido anunciada.
Ya en Maiquetía el RA-76445 de la sancionada OFAC por tráfico de armas Aviacon Zitotrans. https://t.co/uhnqbI1bIN pic.twitter.com/ZDRVZRYNBP
— Arrecho (@Arr3ch0) August 15, 2024
Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.