Pousa o primeiro avião no aeroporto de Cabul já controlado pelo Talibã

Foto John Murphy, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Uma equipe do Catar chegou ao Afeganistão nesta quarta-feira (1) para ajudar a companhia aérea de bandeira nacional do país, Ariana Afghan Airlines, e o aeroporto da capital Cabul a retomarem as operações.

A equipe chegou em um voo militar da força aérea do Catar, num avião que tem as mesmas cores da empresa aérea Qatar Airways. O avião, do modelo Boeing C-17, foi o primeiro a pousar no Aeroporto Internacional Hamid Karzai, em Cabul, desde que o Talibã assumiu o controle total das instalações na madrugada de terça.

Segundo a agência estatal de notícias turca Anadolu, a equipe do Catar fornecerá assistência técnica para ajudar a tornar a companhia aérea da bandeira nacional afegã e o aeroporto operacionais, de acordo com um a fonte que pediu anonimato. A equipe foi enviada para Cabul a pedido da nova administração do Talibã.

O funcionário disse que as negociações sobre as operações e segurança do aeroporto estão em andamento. Na terça, um líder do Talibã e funcionários da Ariana disseram à Anadolu que as tropas americanas que partiram haviam danificado aeronaves civis, os terminais do aeroporto e sistema de radar. Os americanos, no entanto, afirmam que apenas inutilizaram aeronaves militares.

Ahmed Syar Rahat, diretor de manutenção da Ariana, disse que seriam necessários pelo menos US$ 10 milhões e o tempo de um mês para que os aviões voltassem a voar.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Hoje e amanhã, Aeroporto de Guarulhos realiza campanha de doação de...

0
A GRU Airport está realizando a campanha de doação de sangue em parceria com a Fundação Pró-Sangue, o Hospital Stella Maris e a Prefeitura de