Pousa pela 1ª vez no Rio o grande Boeing 747 da chinesa Fly Meta; veja as belas cenas

O Jumbo Jet no Galeão, em cena do vídeo abaixo – Imagem: canal Aviation TV

O Aeroporto Internacional Tom Jobim, também conhecido como Galeão ou RIOgaleão, no Rio de Janeiro, recebeu nessa terça-feira, 6 de dezembro, a primeira operação do incomum Boeing 747 da empresa chinesa Fly Meta.

Como mostrado pelo AEROIN há menos de dois meses, a recém-criada companhia aérea oriental adquiriu apenas essa aeronave, e sua pintura chamou atenção por parecer ter relação com o grupo Meta, dono do Facebook, Instagram e outras redes, tanto pela escrita do nome quanto pelo símbolo na cauda.

O Jumbo Jet do modelo 747-400F, registrado sob a matrícula TF-WFF da Islândia (pois a empresa chinesa optou por contratar a islandesa Air Atlanta Icelandic para operar a aeronave), iniciou os voos em 12 de outubro, e pouco depois, em 20 de outubro, já foi visto voando ao Brasil, para o aeroporto de Guarulhos.

Desde então, o Boeing 747 da Fly Meta havia voltado somente mais uma vez ao país, novamente para Guarulhos no dia 4 de dezembro, e hoje, foi a vez do inédito pouso no Rio de Janeiro.

O jato chegou no voo CC-4597, proveniente do pouco conhecido aeroporto parisiense Châlons Vatry, localizado em Châlons-en-Champagne, principalmente dedicado à carga aérea.

Como apresentado previamente pelo AEROIN, trata-se de um objetivo importante: atender a um fretamento emergencial de produtos farmacêuticos, segundo informação fornecida por uma fonte próxima à operação.

No vídeo abaixo, da câmera ao vivo do canal “Aviation TV” no YouTube, é possível retroceder a gravação para assistir novamente ao pouso e à decolagem do Jumbo, efetuados pela pista 15.

A aproximação e o pouso podem ser vistos a partir das 03h10 da madrugada, enquanto o taxiamento e a decolagem ocorrem a partir das 08h00 da manhã:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias