Pouso do acidente do Antonov foi gravado a partir da Torre de Controle, veja como foi

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Conforme noticiamos mais cedo nesta sexta-feira, 13 de novembro, um enorme avião cargueiro Antonov AN-124 Ruslan enfrentou uma grave ocorrência de motor em voo, que terminou em problemas durante seu pouso em Novosibirsk, Rússia.

Acidente Antonov Pouso Falha Motor Novosibirsk

Embora os danos tenham sido apenas materiais, sem ninguém ferido entre os tripulantes ou em solo, o caso chama a atenção pelo fato de que poderia ter terminado na queda da aeronave, já que uma falha de motor danificou sistemas do AN-124 em função de peças que atravessaram a fuselagem de um lado a outro, danificando também a região da raiz das asas.

Até a publicação da matéria na manhã desta sexta-feira, apenas haviam sido divulgados vídeos que mostravam o início do pouso do Ruslan, mas não a parte final, na qual o jato acidentou-se ao não conseguir parar no final da pista.

Agora, uma nova gravação veio à tona registrando o evento a partir da Torre de Controle de Novosibirsk, permitindo ver que o Antonov percorreu toda a pista de 3600 metros de comprimento em velocidade acima do que seria normal, o que levou à impossibilidade de parar antes da cabeceira oposta.

Possivelmente os danos nos motores, tanto pela falha do nº 2 quando pela ingestão de pássaros no 3 e no 4, impediram o uso dos reversos no pouso, e também não está descartada a eventualidade de que sistemas de flaps e/ou slats, que permitem pousos em menor velocidade, não tenham funcionado corretamente em função dos danos nas asas e fuselagem.

Veja no vídeo a seguir, gravado a partir da Torre de Controle, a velocidade do AN-124 durante o pouso completo e a saída de pista ao final da mesma:

Caso não tenha acompanhado mais detalhes sobre o acidente na matéria anterior, que mostra mais imagens dos danos e de uma grande peça emitida pelo motor, clique aqui ou no título logo abaixo para ver.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias