Início Empresas Aéreas

Pouso, batismo e detalhes por dentro: veja o avião que chegou da fábrica para a Azul Conecta

Cessna 208B Grand Caravan EX – Azul Conecta

Na tarde da última terça-feira, dia 4 de outubro, a divisão regional da Azul Linhas Aéreas, a Azul Conecta, recebeu em sua base no Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro, em Jundiaí (SP), mais uma nova aeronave.

Inicialmente, a entrega deveria ocorrer na semana passada com a chegada de dois Cessna 208B Grand Caravan EX, no entanto, com atrasos no processo de nacionalização, apenas uma aeronave chegou à base no interior paulista.

De matrícula PS-CNE, o Cessna Grand Caravan EX, a mais moderna versão do bem-sucedido modelo fabricado pela Textron, partiu do Aeroporto Internacional de Confins, em Minas Gerais, e em pouco mais de duas horas chegou a sua nova ‘casa’. Os dois vídeos a seguir mostram detalhes por fora e por dentro, e também o pouso do avião em Jundiaí:

Antes desse voo, a aeronave percorreu um enorme trajeto desde os Estados Unidos, com diversas escalas como Meridian e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, Providenciales, St. Maarten e Bridgetown, em ilhas no Caribe, e Cayenne, na Guiana Francesa. Já no Brasil, o monomotor passou por Belém (PA), em seguida Carajás (PA), Palmas (TO) e Confins (MG), onde passou pelos trâmites legais de nacionalização.

Boas-vindas com batismo

Após tocar o solo jundiaiense, a aeronave se dirigiu para o pátio do hangar da companhia, onde recebeu o tradicional batismo com jatos de água dos bombeiros e as boas-vindas dos convidados e imprensa presente.

O Caravan EX recebido nesta semana pela Azul Conecta é a última versão do mais popular monomotor turboélice do mundo. Com assentos em couro e ar condicionado a bordo, a aeronave pode transportar até 9 passageiros, possui acústica interna aprimorada, além de um amplo compartimento de carga com capacidade para até 160 quilos.

Equipado com Garmin G1000 de série, o cockpit inteiramente digital fornece uma maior interação para a tripulação. O modelo utiliza motor PT6-141 com 867 cavalos de potência, além de uma hélice quadripá para melhor desempenho e menor ruído do que a hélice tripá da geração anterior.

Com a chegada da aeronave, além da que ainda está em Confins, a frota de Cessnas na Azul totalizará 24 unidades. Até o final do ano ainda deverá ser ampliada para 27, quando aterrissarem os aviões de matrículas PS-CNG, PS-CNH e PS-CNI.

Veja a galeria de imagens do PS-CNE:

Chegada da aeronave ao Aeroporto de Jundiaí

Leia mais: