Pouso do avião da Azul na pista errada é classificado como ‘incidente grave’ pelo Cenipa

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (o CENIPA), órgão da Força Aérea Brasileira dedicado à segurança de voo, classificou o incidente em que o jato Embraer E195 da Azul pousou na pista errada do Santos Dumont como GRAVE.

No dia 5 de abril, por volta das 19h10 locais, o jato de marcas PR-AXH iniciou uma aproximação para a pista 20L (a pista principal do aeroporto), mas acabou pousando na 20R (pista auxiliar, mais curta e mais estreita), colocando em risco 5 tripulantes e 53 passageiros.

O erro se deu após as luzes da pista principal terem sido apagadas, por um motivo que ainda deverá ser esclarecido, e religadas apenas depois que os pilotos da Azul foram induzidos ao erro. No momento da aterrissagem, apenas as luzes da pista auxiliar estavam acesas.

Para uma aeronave se aproximando para pouso em alta velocidade, e num aeroporto crítico como o Santos Dumont, tudo precisa funcionar perfeitamente. O caso segue em investigação e espera-se que o CENIPA emita um relatório sobre o assunto, a fim de evitar que tal situação se repita.

O AEROIN fez duas matérias sobre o assunto, aqui. O vídeo da aproximação do voo da Azul está disponível abaixo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Homem que se irritou e mordeu passageiro que reclinou assento pega...

0
Um homem foi condenado a três meses de prisão por má conduta a bordo de um voo da KLM de Buenos Aires para Amsterdã, na Holanda.