Início Novidades

Pouso do ‘Força Aérea Zero Um’ em Congonhas foi captado em vídeo nessa sexta; confira as cenas

O VC-2 em Congonhas nessa sexta, em cena do vídeo abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Quem gosta de assistir a pousos e decolagens no segundo mais movimentado aeroporto do Brasil, o de Congonhas, na cidade de São Paulo, ficou atento à câmera ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube na noite dessa sexta-feira, 6 de janeiro, para acompanhar mais um pouso do “Força Aérea Zero Um” (FAB01) na capital paulista, conforme mostrado no vídeo abaixo.

O avião modelo Embraer 190, designado VC-2 pela Força Aérea Brasileira (FAB), chegou sob o “callsign” (identificação de voo) “Força Aérea Zero Um”, utilizado pelo Grupo de Transporte Especial (GTE) da FAB quando o presidente do país está a bordo do voo, independente de qual seja a aeronave utilizada.

No caso das cenas a seguir, o equipamento era o VC-2 registrado sob a matrícula FAB2591, que chegou a Congonhas às 19h25 após partir de Brasília pouco mais de uma hora antes. A gravação também conta com a frequência de comunicação do controle de tráfego aéreo, permitindo ouvir a referência do voo como “Força Aérea Zero Um”.

Como visto nas imagens acima, o Embraer 190 da FAB pousou pela cabeceira 17R e taxiou até o pátio do pavilhão de Congonhas, geralmente utilizado para o desembarque e embarque de autoridades.

A agenda do presidente Lula indica a viagem à capital paulista às 18h00 da sexta-feira, conforme de fato ocorreu, e o Valor Econômico descreve que ele deve retornar a Brasília no domingo, mas nenhuma informação é conhecida sobre alguma agenda oficial no período.

Como reportado pelo mídia nacional, diversas pessoas se reuniram em frente ao aeroporto de Congonhas, bloquearam o trânsito e fizeram buzinaço na noite dessa sexta-feira, usando a chegada do presidente Lula para realizar um protesto.