Pouso em Campinas chama atenção com Boeing 767 mantendo o nariz elevado por longo tempo

O 767 mantendo o nariz elevado no pouso, em cena do vídeo abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

O pouso de um Boeing 767 durante a semana no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), chamou atenção de quem assistia à transmissão da câmera ao vivo do canal Golf Oscar Romeo no YouTube.

Conforme o vídeo apresentado abaixo, publicado neste domingo após ter sido captado durante a transmissão, o avião cargueiro 767-300ERF pousou pela cabeceira 15 de Viracopos, mas, depois de seu trem de pouso principal tocar a pista, o nariz permaneceu elevado por um tempo mais longo do que o normalmente visto na maioria das aterrissagens.

Como visto na gravação acima, passaram-se cerca de 15 segundos entre a chegada das rodas principais ao solo e o toque do trem de pouso dianteiro no asfalto, enquanto a maioria dos aviões leva apenas alguns segundos nesse movimento.

A comparação pode ser feita com os próximos dois pousos apresentados no mesmo vídeo. O seguinte é outro avião do mesmo modelo, um 767-300ERF. Depois, é a vez de um Embraer 195-E2. Ambos tocam o trem dianteiro na pista após cerca de no máximo 6 segundos.

Não é possível saber o motivo desse tempo mais elevado de continuidade do nariz elevado, a menos que se pergunte diretamente aos próprios pilotos da aeronave naquele voo, portanto, não faz sentido levantar suposições apenas pelas cenas do vídeo.

Por fim, a gravação ainda mostra a cena de uma decolagem de um Airbus A330-900 (A330neo), incluindo a bonita curva da grande aeronave após o início da subida.

A câmera ao vivo que captou o vídeo mostrado acima transmite o movimento do Aeroporto de Viracopos durante as 24 horas de todos os dias da semana, podendo ser vista diretamente no Golf Oscar Romeo no YouTube ou no player disponibilizado a seguir, na parceria do AEROIN com o canal:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias