Pouso estranho visto da cabine levanta comentários de outros pilotos nas redes sociais

Uma aterrissagem incomum vista desde a cabine de um jato Airbus A320 está sendo compartilhada e comentada por pilotos nas mídias sociais. O vídeo, filmado no aeroporto Aeroparque-Jorge Newbery, em Buenos Aires, mostra o avião aproximando-se da pista 13 com vento cruzado e o piloto fazendo muitos comandos durante a aproximação.

O vídeo de 45 segundos mostra o stick lateral do Airbus indo de um extremo ao outro durante quase toda a aproximação final para pouso, sob os comandos do piloto. Pilotos comentando o vídeo têm diferentes, mas muitos acharam estranho e indicaram que, mais do que o vento, o “balanço” da aeronave está sendo propositalmente comandando.

Um piloto, que informa ter 8.000 horas no Airbus questiona: “A constante oscilação para trás e para a frente é induzida pelo piloto. Ele está fazendo isso para exibir porque está gravando ou não entende a lógica fly by wire e como ela funciona. Tenho mais de 8000 horas de Airbus e nunca agitei assim, mesmo nas piores condições”.

Outro piloto, Steve Giordano, bastante conhecido nas redes, também comentou: “Excesso de controle de entrada. Certamente oscilação induzida pelo piloto. Tornando-o 1000 vezes mais difícil para ele mesmo. Além disso, não há necessidade de aplicar o stick quando o leme é aplicado na aterrissagem no ônibus. Isso é automaticamente compensado. Deve ter sido doloroso para os passageiros! Deveria ter deixado o AP ligado!”

Outro piloto fez um comentário mais irônico, questionando a posição “correta” para o uso do sidestick do Airbus, como mostra o tuite abaixo.

Houve diversos outros comentários prós e contras. Embora seja difícil julgar o piloto, o vídeo oferece algumas lições, incluindo a importância de uma boa preparação antes de entrar na pista. Além disso, mostra que é importante entender as limitações da aeronave e como ela se comporta no ar.

Ao assistir a esse vídeo e ler os comentários de outros pilotos, também pode-se aprender que quando as condições de voo ficam desafiadoras, seja em termos de vento ou qualquer outra condição meteorológica, os tripulantes estão treinados para se manterem calmos e executarem suas manobras até um pouso seguro.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias