Preço da passagem aérea teve alta de 28% no mês de setembro

A alta da inflação e do dólar impactam em muito no preço da passagem aérea, que teve uma nova alta, uma das maiores dentre as categorias pesquisadas pelo IBGE.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou recentemente dados do IPCA, que é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, principal forma de medir a inflação no Brasil. Enquanto o índice em si teve alta de 1,16% no mês de setembro, a maior para o período desde 1994, as passagens aéreas foram uma das responsáveis por puxar para cima o índice, registrando alta de 28,19% quando comparado ao mês anterior.

“As passagens aéreas tiveram a maior alta entre os itens não alimentícios no mês, após queda de 10,69% em agosto, registrando o terceiro maior impacto individual no índice geral”, afirma o IBGE.

Dentre os principais motivos estão a alta do dólar de 5,34% em setembro, somado a alta dos combustíveis, que foi de 16,9% na América Latina e Central, segundo dados da IATA, que aponta uma alta global média de 17,5% no preço do querosene de aviação, que alimenta a maioria absoluta dos aviões de companhias aéreas pelo globo.

O combustível é o responsável pelo maior custo das companhias aéreas no Brasil e é seguido pelo leasing (aluguel) dos aviões, sendo ambos negociados em dólar. Outro motivo é volta da demanda com 60% da população brasileira já tendo tomado a primeira dose da vacina no início do mês passado, que viu aeroportos lotados no 7 de setembro.

Com a procura maior por viagens, o preço das passagens subiu, chegando a quase atingir a casa das três dezenas. A alta deve continuar nos próximos meses, com as férias de verão se aproximando e os feriados de ano novo.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Base Aérea de Fortaleza abre suas instalações para disputa de lançamento...

0
Além das condecorações, lançamentos e palestras ocorridas no evento, a JFC é uma seletiva para a Jornada de Foguetes em Barra do Piraí (RJ).