Preço do querosene de aviação subiu muito mais do que diesel, gasolina e gás em 2021

O preço do querosene de aviação (QAV) acumulou alta de 76,2% de 4 de janeiro a 13 de dezembro de 2021, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).

A avaliação tomou como base, segundo a Associação, os dados mais atuais disponibilizados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

“A disparada do preço do QAV mostra como os custos estruturais do setor aéreo nos preocupam e podem inibir uma retomada mais consistente da aviação comercial. Ainda temos a pressão dos constantes recordes de cotação do dólar em relação ao real, já que mais de 50% dos nossos custos são indexados pela moeda norte-americana”, afirma o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz.

Com esse resultado, o QAV é o combustível de consumo em massa cujo preço teve a maior valorização no ano passado, acima do diesel (+56%), gasolina (+42,4%) e gás de cozinha (+36%), que têm sido apontados como um dos principais responsáveis pela escalada da inflação no país.

Período: 04/01/2021 a 13/12/2021

QAV: +76,2%
Diesel: +56%
Gasolina: +42,4%
GLP: +36%

Informações da ABEAR

Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Boeing vende até 150 Boeing 737 MAX para grupo dono da...

0
O International Airlines Group (IAG), grupo que controla a British Airways, Iberia e outras empresas, anunciou nesta quinta-feira (19)