
Após uma solicitação do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) sobre a necessidade de melhorias na segurança dos profissionais que atuam na região do Aeroporto de Congonhas, a Prefeitura de São Paulo disse que tomou providências importantes.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana confirmou que, embora a área já possa ser vista nos roteiros de rondas policiais, haverá uma intensificação no patrulhamento ostensivo. A prioridade será dada principalmente aos pontos destacados pelo SNA, como as áreas de embarque e desembarque de ônibus, além das proximidades do aeroporto.
A secretaria também revelou que a área do Aeroporto de Congonhas está incluída no mapeamento de implantação de câmeras do Programa Smart Sampa. Este programa visa aumentar a segurança na cidade através da instalação de câmeras inteligentes, que permitirão um monitoramento mais eficaz e a prevenção de crimes.
O pedido do SNA foi motivado por relatos preocupantes de tripulantes que frequentam os arredores do aeroporto em diferentes horários, especialmente à noite, quando se deslocam para suas áreas de descanso ou para cumprir suas programações de trabalho. A preocupação com a segurança é recorrente, pois a vulnerabilidade em áreas de grande movimentação de pessoas e próximos a terminais de transporte público exige uma atenção redobrada.
A prefeitura e o SNA ainda discutem a implementação dessas medidas, e os trabalhadores da aviação aguardam com expectativa os resultados dessas ações. A segurança no entorno dos aeroportos é uma questão crucial que envolve não apenas os aeronautas, mas também todos os passageiros que transitarão pela região, contribuindo para um ambiente mais seguro e confiável para todos.