Prefeitura autoriza inicio de estudos para concessão do aeroporto de S. J. dos Campos

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Dois consórcios de empresas atenderam os pré-requisitos e foram selecionados pela Prefeitura de São José dos Campos para apresentar os estudos técnicos que vão embasar a futura concessão do Aeroporto Internacional Professor Ernesto Stumpf. A autorização para as empresas iniciarem os trabalhos foi publicada no Boletim do Município e o prazo para conclusão dos estudos é 24 de abril.

De acordo com o documento, as empresas ficam autorizadas a apresentarem projetos, levantamentos, investigações e estudos técnicos que subsidiem a modelagem da concessão para a expansão, exploração e manutenção do aeroporto.

Foram selecionados o consórcio formado pela Bacco Arquitetos Associados, CPEA (Consultoria, Planejamento e Estudos Ambientais), Infraway Engenharia, Moyses & Pires Sociedade de Advogados e Terrafirma Consultoria. Outro consórcio é formado pela CS Brasil Transporte de Passageiros e Serviços Ambientais com a empresa Future ATP Serviços de Engenharia Consultiva.

O início dos estudos técnicos é mais uma etapa importante na concessão do aeroporto, municipalizado em dezembro último por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Ministério da Infraestrutura. Ainda de acordo com o documento, o consórcio cujo estudo venha ser selecionado não poderá participar, direta ou indireta, da futura licitação para concessão do aeroporto.

A previsão é que todo o processo seja concluído ainda este ano. A concessão do aeroporto faz parte do Plano de Gestão 2021/2024.

Municipalização

Após 25 anos de tentativas, a Prefeitura de São José dos Campos obteve a municipalização do aeroporto em dezembro do ano passado. Com capacidade para receber até 2,7 milhões de passageiros por ano, o terminal recebeu em 2013 investimentos de R$ 16 milhões para sua modernização. O aeroporto tem um enorme potencial de mercado para movimentação de cargas, com facilidade para integração dos modais rodoviário, marítimo e ferroviário.

Informações da Prefeitura de São José dos Campos

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias