Início Aeroportos

Prefeitura de BH sugere Museu de Aviação e 4,5 mil habitações no Aeroporto Carlos Prates

Após meses de fechamento do Aeroporto Carlos Prates em Belo Horizonte, a Prefeitura da cidade decidiu apresentar mais uma sugestão de plano do que será feito no local.

Divulgação – Prefeitura de BH

Desativado em abril, o Aeroporto hoje está parado e sem utilidade. Dentre muitos projetos já apresentados, a Prefeitura de Belo Horizonte sugeriu mais um, ainda que não tenha recursos garantidos para tal fim.

No novo projeto da administração da capital mineira prevê-se que sejam construídas 4.500 novas habitações (apartamentos e/ou casas), sendo 2.200 unidades para pessoas com renda de até R$3.300, 950 destinadas para pessoas com renda de até R$6.600. Estas duas faixas devem ser englobadas completamente pelo programa de habitação do Governo Federal, o Minha Casa Minha Vida.

Além destas, outras 1.350 unidades serão liberadas para livre comercialização, ou seja, construtoras poderão usar o terreno e construir sem restrições de tipo, espaço e finalidade.

A Prefeitura não informou se os terrenos serão cedidos para as construtoras ou se serão vendidos, de fato, e nem quais valores serão praticados.

O projeto, que ainda é um esboço e deverá sofrer modificações, prevê uma Escola, uma Unidade de Pronto Atendimento, uma Escola Municipal de Educação Infantil (Creche), Pista de Skate, Horta Comunitária, Restaurante Popular, Centro Cultural e Museu de Aviação. Estão previstas duas passarelas com o Bairro Jardim São José, que fica do outro lado do Anel Rodoviário.

O Museu da Aviação, por sua vez, é algo que a prefeitura tinha comentado antes, vagamente, e agora só foi falado sobre sua posição geográfica, sem detalhes de como o acervo será composto e quem irá administrar a unidade.

Vale lembrar que o Aeroporto Carlos Prates já conta com um parque, uma quadra de futsal e um campo de futebol, que não são mantidos pelo poder público, e deixados ao relento, sendo a única manutenção feita por alguns usuários frequentes dos locais.

Sair da versão mobile