Prefeitura quer mais Sorriso na malha aérea das empresas aéreas Latam e Gol

Uma comitiva da prefeitura de Sorriso (MT), liderada pelo prefeito do município, Ari Lafin, viajou até São Paulo e visitou os escritórios da Latam Airlines e da Gol Linhas Aéreas para propor um voo diário ligando São Paulo e Brasília, respectivamente, ao Aeroporto Adolino Bedin, na cidade mato-grossense.

Segundo informa o site regional Só Notícias, hoje, a cidade tem um voo diário para Cuiabá, capital do estado, mas os líderes do executivo municipal veem potencial de novas conexões, defendendo que a região tem 700 mil habitantes e tem apresentado um número crescente de passageiros.

Ainda relata o Só Notícias que um levantamento mostrou que houve aumento de 508,35% no número de embarques e desembarques de passageiros no aeroporto regional de Sorriso, no período de janeiro a julho, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A cidade de Sorriso

Situado na região central de Mato Grosso, às margens da BR-163, o município de Sorriso está entre as dez maiores cidades do Estado. Sua população, estimada em 92.769 mil habitantes em 2020, é constituída por migrantes de todas as regiões do País, principalmente do Sul e Nordeste.

A emancipação político-administrativa de Sorriso ocorreu em 1986, mas sua colonização começou na década de 1970. Em 26 de dezembro de 1980, a pequena agrovila encravada em pleno sertão mato-grossense foi elevada a categoria de distrito, pertencente ao município de Nobres. 

 A Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso aprovou em 13 de maio de 1986 e o governador Júlio Campos, através da Lei n° 5.002/86, elevou então o Distrito de Sorriso à categoria de Município. O município de Sorriso é formado por três distritos. São eles: Distrito de Boa Esperança, (distante 140 quilômetros da sede), Distrito de Caravágio (distante 60 quilômetros da sede) e Distrito de Primavera (distante 40 quilômetros da sede).

Na região, estão as maiores produtoras de soja do Brasil.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias