Início Acidentes e Incidentes

Prestes a decolar no Aeroporto de Curitiba, piloto foi avisado sobre vazamento na asa do avião

A aeronave sendo verificada após retornar ao pátio, em cena do vídeo abaixo – Imagem: canal Plane Spotter HD Curitiba

Uma gravação feita no início da manhã da última terça-feira, dia 26 de dezembro, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, de Curitiba, em São José dos Pinhais (PR), mostra que os pilotos de um Cessna Grand Caravan voltaram ao pátio quando estavam taxiando para a decolagem, devido a um aviso passado a eles pelo controlador de tráfego aéreo.

As cenas do vídeo a seguir, registradas pela câmera ao vivo do canal “Plane Spotter HD Curitiba” no YouTube, começam já no momento em que o controlador da Torre do Afonso Pena avisa sobre o possível problema:

Conforme as imagens acima, o voo em questão foi o AD-5417, da Azul Conecta, subsidiária regional da Azul Linhas Aéreas. Realizado com o Cessna Grand Caravan de matrícula PS-CNH, o serviço partira do Aeroporto de Curitiba às 08h50 com destino a Guaíra (PR).

Quando sendo taxiado rumo à pista, o controlador da Torre comunicou: “O fiscal de pátio nos informou que houve um derramamento de combustível de cima da asa dessa aeronave. O senhor está ciente disso?”.

O piloto então respondeu que retornaria ao pátio para verificar a situação reportada, e também solicitou informações adicionais sobre a observação do fiscal de pátio. Após consulta ao fiscal, o controlador completou que o vazamento foi na asa direita.

Logo depois, o Cessna Caravan foi autorizado a ingressar na pista para taxiar de volta ao pátio. Após a chegada ao pátio por volta das 08h56, as verificações duraram até por volta das 09h30, como também mostrado na gravação.

O avião foi então acionado e novamente taxiado até a pista, porém, durante o trajeto, o controlador de tráfego aéreo informou que ainda estava sendo observado vazamento na asa.

A gravação termina às 09h38, quando o Caravan ainda taxiava, porém, segundo dados das plataformas de rastreamento online, os pilotos não prosseguiram com o voo nessa condição. A próxima decolagem do PS-CNH ocorreu somente na tarde de ontem, 28 de dezembro.

A situação vista acima, com as ações tomadas pelo fiscal de pátio, pelo controlador e pelos pilotos, ressalta a proatividade dos profissionais da aviação em prol da segurança de voo.

Em nota fornecida ao AEROIN, a Azul informa que, por questões técnicas, precisou cancelar os voos AD5444 (Curitiba-Telemarco Borba), AD54446 (Telemarco Borba-Curitiba), AD5417 (Curitiba-Guaíra) e AD5418 (Guaíra-Curitiba) operados pela Azul Conecta.

A companhia ainda destaca que os Clientes receberam toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que lamenta eventuais transtornos e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações.

Sair da versão mobile