Início Variedades

PRF realiza 3º Curso de Operador de Suporte Médico para atuação a bordo de aeronaves da instituição

Imagem: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) promoveu o 3º Curso de Operador de Suporte Médico (COSM) em Campo Grande (MS). A capacitação, que teve início no último dia 4 e encerrou no dia 8, teve como objetivo preparar profissionais médicos e enfermeiros do SAMU, Corpo de Bombeiros, da Concessionária CCR e da própria PRF para atuarem em operações de resgate aeromédico utilizando as aeronaves da PRF.

Os 31 alunos receberam instruções abrangendo áreas como biossegurança, fisiologia de voo, legislação aeronáutica, além de aulas práticas de embarque, desembarque e resgate aéreo.

O Programa Aeromédico é uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), representado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), e o Ministério da Saúde (MS). A parceria visa ampliar a capacidade de atendimento em casos de acidentes e outras urgências médicas em locais de difícil acesso, utilizando os helicópteros da PRF. Isso assegura que os recursos e habilidades de cada órgão sejam aplicados no momento e local adequados, aumentando a eficácia das operações de resgate e atendimento.

O Programa, que já está em vigor em alguns estados do país, está em processo de implantação no Mato Grosso do Sul, em colaboração com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande – MS. A previsão é que entre em operação a partir de outubro deste ano.

No último dia 6 de setembro ocorreu o primeiro pouso do helicóptero da PRF na Santa Casa, local para onde a maioria das emergências atendidas deverá ser encaminhada, para a verificação do heliponto.

Leia mais:

Sair da versão mobile