Início Empresas Aéreas

Primata zogue-zogue embarca de graça em voo da Latam rumo à sua nova casa

Um primata da espécie Zogue-Zogue (Plecturocebus brunneus) recebeu um novo lar nesta terça-feira (14). Ele foi resgatado, em agosto deste ano, em Manaus por profissionais do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) e transportado gratuitamente para o Rio de Janeiro pelo Avião Solidário da LATAM, programa que há mais de 10 anos coloca à disposição da América do Sul toda a experiência logística e conectividade da LATAM para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de saúde, meio ambiente e catástrofes.

O transporte tem a finalidade de encaminhar o animal para conservação de sua espécie no Centro de Primatologia do Rio de Janeiro, vinculado ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

Depois que foi resgatado, o primata esteve sob os cuidados do Centro de Triagem de Animais (CETAS/IBAMA) da capital amazonense, onde passou por avaliações e cuidados veterinários, com adaptação da alimentação e ambientação. Agora no novo lar, ele terá um alojamento definitivo e poderá conviver com outros indivíduos da mesma espécie.

O animal foi embarcado pela LATAM Cargo em um voo que partiu de Manaus à 01h45 (hora local), fez uma conexão em São Paulo/Guarulhos e foi desembarcado às 10h40 no destino final.

O transporte aéreo foi realizado de forma gratuita pelo Avião Solidário da LATAM e evitou um deslocamento terrestre de mais de 4 mil quilômetros entre as duas instituições, reduzindo para 9h um percurso que levaria mais de sessenta horas via terrestre, gerando estresse e cansaço desnecessários ao animal.

Com o transporte do Zogue-Zogue, são mais de 50 animais transportados gratuitamente no Brasil em 2023 pelo Avião Solidário da LATAM para preservar suas espécies e contribuir com os ecossistemas brasileiros.

Em 10 anos de existência, o programa já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020.

Na prática, o Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Em 2022, vale lembrar, o programa Avião Solidário consolidou parcerias com diferentes ONGs no Brasil, como Amigos do Bem, Gastromotiva, Associação Caatinga, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se, e SOS Mata Atlântica.

Informações da Latam

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile