Primeira aeronave chinesa C919 está pronta para fazer seu voo comercial inaugural no domingo

Após anos de pesquisas, desenvolvimento e testes, a primeira aeronave de passageiros produzida na China parece pronta para iniciar seu primeiro voo comercial neste domingo, 28 de maio. A empresa aérea China Eastern Airlines será o primeiro cliente do novo jato de corredor estreito C919.

De acordo com o aplicativo da companhia aérea, o voo MU-9191 partirá do Aeroporto Internacional de Shanghai-Hongqiao às 10h45 da manhã, chegando ao Aeroporto Internacional de Pequim Capital às 13h10.

Em uma mensagem publicada no seu app, a China Eastern Airlines informou que selecionará os passageiros por meio de um sorteio de quem solicitou embarcar neste voo inaugural.

Desenvolvido pela COMAC (Corporation Commercial Aircraft Corporation of China), na China, o primeiro C919 foi entregue à China Eastern Airlines em dezembro de 2022 e, nos meses seguintes, foi submetido a uma série de testes de voo. A aeronave monocorredor de dois motores tem 164 assentos em uma configuração de cabine de duas classes, composta por classe executiva e classe econômica.

Além disso, conta com uma autonomia de até 5.555 quilômetros (3.452 milhas) e estará concorrendo com os principais fabricantes de aviões no mundo, como Airbus e Boeing.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias