Primeira hélice de avião do mundo com 11 pás completa primeiro voo de teste

Foto: MT-Propeller

O empresa alemã MT-Propeller testou recentemente o que disse ser a primeira hélice de 11 pás do mundo, que foi montada no motor turboélice Pratt & Whitney Canada PT6A-135A de um Piper PA-31T Cheyenne.

Segundo a companhia, o teste de voo inicial mostrou “resultados muito promissores”. Esses resultados incluíram um aumento de 15% no empuxo estático em relação a uma hélice padrão de cinco pás certificada.

“Este sistema de hélice combinado com uma fonte de alimentação de baixa RPM de uma turbina ou motor elétrico abre novas possibilidades de desempenho, eficiência e ruído”, disse a empresa.

Não está claro se ou quando MT pode obter um certificado de tipo suplementar para a hélice. Em 2019, a empresa também testou em voo uma hélice de nove pás no Cheyenne, que disse que pode ajudar um avião a hélice a atingir velocidades de até 430 nós – dependendo do projeto – enquanto reduz o consumo de combustível, mas esse projeto também aguarda certificação.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias