Primeiras peças argentinas do KC-390 de Portugal são enviadas à Embraer

Avião Embraer C-390 Millennium
Imagem: Steve Lynes / CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Na última sexta-feira, 14 de maio, a Fábrica de Aeronaves da Argentina (FAdeA) anunciou que entregou os conjuntos da porta de carga e porta do trem de pouso da aeronave de Número Serial 011, que será o primeiro KC-390 da Força Aérea Portuguesa.

Segundo comunicou a empresa através de sua conta no Facebook, esta entrega constitui na primeira destinada a um cliente fora da Força Aérea Brasileira. A FAdeA faz parte do programa KC-390 desde o seu início, e não é o único fornecedor estrangeiro do Millennium: a Aero Vodochody participa da fuselagem traseira, a Rockwell Collins fornece a aviônica, a BAE Systems está encarregada do fly-by- sistema de controle de fio, entre outros. Os motores do KC-390 são da International Aero Engines (IAE), na primeira instalação militar do V2500-E5.

Hungria e Portugal são os dois clientes estrangeiros confirmados do avião, que também está sendo acompanhado de perto por várias nações. Segundo relata nosso parceiro argentino Aviacionline, a Argentina no início do programa havia manifestado interesse em incorporar seis KC-390, mas até este momento o interesse não se traduziu em pedidos firmes.

A FAdeA espera entregar mais um conjunto para esta aeronave nos próximos meses, e a taxa de produção futura das peças estará relacionada à dinâmica dos pedidos.

Em 2019, o Governo de Portugal e a Embraer assinaram, em cerimônia realizada nas instalações da Embraer, em Évora, o contrato oficial para a aquisição de cinco aviões de transporte multimissão KC-390.

A acordo contempla também suporte, serviços e simulador de voo, como parte do processo de modernização das capacidades da Força Aérea Portuguesa para apoiar as operações das Forças Armadas de Portugal e aumentar a prontidão em missões de interesse público.

As entregas estão programadas para começar em 2023. A aeronave cumpre os requisitos da Força Aérea Portuguesa, sendo capaz de realizar diversas missões civis, incluindo apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento e combate a incêndios florestais, e acrescenta capacidades superiores de transporte e lançamento de carga e tropas, e reabastecimento em voo.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Jatinho de Elon Musk foi filmado em decolagem de alta performance...

0
A rápida visita do bilionário Elon Musk, o empresário por trás da Tesla e SpaceX, foi acompanhada até na decolagem, de alta performance.