Primeiras unidades do substituto russo do Antonov An-2 devem ser entregues em 2024

As primeiras 14 aeronaves de produção do avião regional LMS-901 Baikal serão produzidas em 2024 e, no futuro, está planejado aumentar a produção para 150 aeronaves por ano, disse à TASS um porta-voz da Baikal Engineering na sexta-feira. O avião utilitário está sendo desenvolvido como o sucessor do Antonov An-2.

“A aeronave Baikal está passando por testes de voo, um certificado de tipo está previsto para ser recebido em 2023, e a produção em massa começará em 2024. A série mínima inicial começará com 14 aeronaves. Assim que o mercado aceitar o modelo, falaremos imediatamente em centenas“, disse o porta-voz da empresa, observando que até 2030 está prevista a produção de cerca de 150 unidades por ano.

Akhmadeev disse que já existem contratos para as primeiras unidades de série do Baikal, sobretudo para empresas Extremo Oriente russo, onde as condições operacionais são difíceis e um meio de transporte versátil é demandado. O custo da aeronave na versão básica é estimado em 120 milhões de rublos, ou US$ 1,9 milhão na cotação atual.

Sobre LMS-901 Baikal

O primeiro voo da aeronave Baikal de nove lugares ocorreu em janeiro de 2022 em Yekaterinburg. A velocidade de cruzeiro da aeronave é de até 300 km/h, seu alcance máximo chegará a 3 mil km (com uma carga útil de 2 toneladas – 1,5 mil km). 

A aeronave LMS-901 “Baikal” reduzirá os custos operacionais, poderá realizar o transporte de cargas e passageiros, patrulhamento e monitoramento. A Fábrica de Aviação Civil de Ural, à frente do projeto, é especializada no desenvolvimento, produção, teste, reparo e manutenção de equipamentos, componentes e conjuntos de aviação.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias