Início Empresas Aéreas

Primeiro 787 chegou à sua base com a pintura da Riyadh Air, a nova gigante saudita

Foto: Riyadh Air

Às 13h11, hora local, desta segunda-feira, dia 12, o primeiro Boeing 787-9 com as cores da nova companhia aérea Riyadh Air chegou ao aeroporto de Riade. A aeronave, com matrícula provisória N8572C, partiu das instalações da Boeing em Charleston e sobrevoou o Atlântico Norte, o sul de França e o Mediterrâneo durante 13 horas e 2 minutos até tocar em território saudita.

Ao chegar em Riade, sobrevoou a área central da cidade acompanhado de aeronaves dos Saudi Hawks, equipe de acrobacias da Real Força Aérea Saudita, detalhou o Aviacionline.

A Riyadh Air havia apresentado na semana passada sua primeira pintura, que definiu como “uma combinação perfeita de tecnologia de ponta e elegância”, usando a lavanda como cores primárias (original da Arábia Saudita, que simboliza a hospitalidade e é usada pelo governo para cerimônias e fins oficiais) e azul.

A companhia aérea faz parte de uma iniciativa estatal de US$ 100 bilhões para promover o crescimento do mercado aéreo em uma região caracterizada pela presença de grandes companhias aéreas como Emirates, Etihad Airways e Qatar Airways.

Em março, a mesma empresa havia confirmado um pedido de 39 Boeing 787-9 e opções para outros 33, enquanto nas últimas semanas surgiram rumores de um pedido de até 150 Boeing 737 MAX, que poderia ser confirmado durante o próximo Paris Airshow, que acontece na próxima semana.

A Riyadh Air, cujas operações começariam em 2025, terá seu hub em Riade, capital e maior cidade do país, de onde planeja oferecer voos para mais de 100 destinos ao redor do mundo.

A empresa será presidida por Yasir Al-Rumayyan, Governador do Fundo de Investimento Público, enquanto Tony Douglas será seu CEO. Além de mais de quarenta anos de experiência, Douglas ocupava antes a mesma função na Etihad desde janeiro de 2018.

Com uma extensa carreira nos setores de transporte e infraestrutura, ele supervisionaria a expansão gradual da Riyadh Air, que inicialmente visará desenvolver uma rede de curta e média distâncias, distinta do serviço de longa distância high-end

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile