Início Aeroportos

Primeiro “ACI Airport Day Brasil” acontece hoje no Aeroporto de Guarulhos, gratuito e aberto

Imagem: Delfim Martins / GRU Airport

O Conselho Internacional de Aeroportos (Airport Council International | ACI) realiza nesta terça-feira, 3 de maio, o primeiro ACI AIRPORT DAY BRASIL, evento gratuito e aberto ao público, que reúne os CEOs de aeroportos e principais executivos da indústria no país, autoridades da aviação civil nacional e especialistas em temas relativos a aeroportos, meio ambiente, tecnologia, negócios e mobilidade urbana.

O evento, que acontece no auditório do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, aborda as oportunidades e desafios da indústria aeroportuária diante de um dos principais temas da atualidade, que é o desenvolvimento sustentável, sobretudo, a redução a zero das emissões de carbono na aviação.

Na abertura do ACI AIRPORT DAY BRASIL, a partir de 9h, o Secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, fez um panorama do atual contexto do mercado da indústria aeronáutica nacional.

Estão presentes também o diretor-geral do ACI World, Luis Felipe de Oliveira, e o diretor-geral do ACI-LAC – o escritório regional de ACI na América Latina e Caribe – Rafael Echevarne, que apresentarão os principais pontos da agenda da indústria de aeroportos para os próximos anos no mundo e na região. Gustavo Figueiredo, presidente do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, anfitrião do evento, fez as boas-vindas e destacou os desafios socioambientais dos aeroportos brasileiros.

A diretora de Sustentabilidade, Meio Ambiente e Assuntos Legais do ACI World, Juliana Scavuzzi, vai abrir a segunda etapa do ACI AIRPORT DAY BRASIL, apresentando pela primeira vez em um evento presencial no país os detalhes do compromisso assumido com aeroportos de todo o mundo para alcançar a meta de redução a zero das emissões de carbono até o ano de 2050.

A meta de longo prazo é de redução absoluta, ou seja, sem compensações, e refere-se às emissões sob o controle direto dos aeroportos, como, por exemplo, o abastecimento de energia da infraestrutura e de combustível dos veículos que circulam nas áreas dos terminais.

Para tanto, aeroportos de todo o mundo já contam com o apoio técnico do ACI, por meio de seu programa Airport Carbon Accreditation (ACA), o único programa global de treinamento e consultoria para gerenciamento de carbono do mercado aeroportuário, que avalia e reconhece os esforços dos aeroportos e os certifica em 6 níveis: ‘Mapeamento’, ‘Redução’, ‘Otimização’, ‘Neutralidade’, ‘Transformação’ e ‘Transição’.

Atualmente, 5 aeroportos no Brasil têm a certificação Airport Carbon Accreditation: Aeroporto Internacional de Brasília, Aeroporto Internacional de Natal, e RIOGaleão Aeroporto Internacional Tom Jobim figuram entre os aeroportos certificados no nível “Mapeamento”; e Aeroporto Internacional de Belo Horizonte e Aeroporto Internacional de Salvador, no nível “Redução”.

Juliana Scavuzzi vai também mediar o painel “Aeroportos brasileiros e o desafio da descarbonização do setor”, que contará com a participação dos diretores de BH Airport, Kleber Meira, RIOgaleão, Alexandre Monteiro, e Zurich Airport Brasil (que administra o Aeroporto Internacional de Florianópolis, Aeroporto Internacional de Vitória e Aeroporto de Macaé), Ricardo Gesse.

O ACI AIRPORT DAY BRASIL trará ainda discussões sobre o combate ao tráfico de vida selvagem, a gestão de resíduos nos aeroportos, a adoção dos combustíveis sustentáveis e a integração ao ambiente aeroportuário de aeronaves movidas a fontes alternativas de combustível.

Estão confirmados como palestrantes e painelistas Juan Djedjeian, vice-presidente e diretor de operações da Inframérica no Brasil; Julio Ribas, diretor-presidente do Salvador Bahia Airport; Rafael Rebello, diretor comercial de energia da Raizen; José Perote, líder de serviços estratégicos da EVE Air Mobility; Wanderley Galhiego Junior, diretor de Novos Negócios e Inovação da SOCICAM; Gilberto Peralta, presidente da Airbus Brasil e Alex Glock, vice-presidente de Vendas para as Américas de MHIRJ.

Informações do ACI

Sair da versão mobile