Primeiro Airbus A330 da FAB decola no Rio de Janeiro para rápido voo de 45 minutos

A aeronave FAB-2901, o primeiro Airbus A330-200 (KC-30) recebido pela Força Aérea Brasileira (FAB), decolou na terça-feira (6) para um curto voo de testes no Rio de Janeiro, que durou apenas 45 minutos. A informação foi dada por leitores do AEROIN, que acompanharam o voo do mais novo membro do Esquadrão Corsário, na tarde de ontem, através das plataformas de rastreamento.

Segundo fontes, o teste antecedeu a ida do KC-30 para o desfile aéreo de Brasília, a ser realizado neste dia 7 de setembro, quando se comemoram os 200 anos da Independência. Antes do teste, o último voo da aeronave havia sido registrado em 26 de julho, cerca de um mês e meio atrás, quando da sua chegada ao Brasil.

Pelos dados do FlightRadar24, a aeronave decolou do Galeão e seguiu pelo interior do Rio até a região de Casimiro de Abreu, onde fez uma curva à direita no sentido de Cabo Frio. Seguiu até alto mar e retornou para pouso no aeroporto internacional carioca.

A segunda das duas aeronaves do modelo compradas pela FAB deve chegar ao Brasil em breve, após ter sido pintada na Irlanda. Os jatos estão sendo repassados pela Azul Linhas Aéreas, vencedora da licitação aberta pela Força Aérea Brasileira.

Num futuro próximo, ambos os jatos serão convertidos para a função multi-propósito (MRTT), a fim de serem empregada sem missões de transporte de pessoal, tropas, carga e reabastecimento em voo. Tal modificação deve ocorrer nas instalações da Airbus em Getafe, na Espanha, em data ainda não publicamente divulgada.

Rastreamento do voo: Flightradar24
Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Passageira chega ao destino 14 horas atrasada e Latam terá que...

0
Em sua defesa, a Latam relatou que a demora no embarque ocorreu devido a problemas técnico-operacionais da aeronave.