Início Empresas Aéreas

Primeiro Airbus A330 para a Boliviana de Aviación deve chegar em breve

Após um atraso nos planos originais, a companhia aérea Boliviana de Aviación (BoA) tem seu primeiro jato Airbus A330-200 pronto e prestes a chegar à Bolívia, segundo reportou na última semana o portal Aero-Naves.

A aeronave faz parte do acordo que a estatal boliviana fechou com as empresas de leasing Avolon e ORIX Aviation e cujo anúncio foi feito em Santiago do Chile junto com a Airbus durante a Feira Internacional do Ar e do Espaço (FIDAE) 2022.

O primeiro A330-200 da BoA é um exemplar fabricado em 2013 e que foi entregue à Virgin Australia, sob a matrícula N1452X, sendo esta a sua única operadora, até setembro de 2020.

A aeronave está no aeroporto de San Bernardino, na Califórnia, aguardando transferência para a companhia boliviana, mas ainda não há informações sobre qual será sua matrícula de registro na Bolívia.

Com os aviões A330-200, a BoA começará a aposentar os quatro Boeing 767-300ER que possui. As aeronaves são a espinha dorsal das operações de longo curso da empresa, bem como das rotas de médio curso, que abrangem trechos como Santa Cruz – Miami, Santa Cruz – Madri, além de voos para Buenos Aires, entre outros.

Boeing 767-300ER da Boliviana em Guarulhos

O A330-200 representará um crescimento da capacidade oferecida. Os 225 passageiros transportados pelos atuais aviões de fuselagem larga da empresa passarão para 275, desde que a BoA mantenha a configuração que a Virgin Australia utilizava. Também deve possibilitar a oferta de um sistema de entretenimento a bordo.

De acordo com os planos originais, os novos aviões vão operar em rotas como Santa Cruz – Miami e Santa Cruz – Madrid. No futuro, outros serviços internacionais, como para Buenos Aires ou São Paulo, também poderão operar como parte de um uso eficiente da frota.

Sair da versão mobile