
Nesse domingo, 29 de janeiro, a Lufthansa envia para o Extremo Oriente o primeiro dos enormes aviões Airbus A380 que estão sendo reativados para voltar a compor a frota da companhia alemã.
Desde junho do ano passado, quando a empresa deu a primeira declaração oficial e, assim, confirmou os rumores de que o modelo de dois andares poderia ser reativado, alguns dos jatos passaram a receber os procedimentos necessários após estocagem de longo prazo e, agora, o primeiro deles foi enviado para um centro de manutenção pesada na Ásia.
Under the special flight number LH9922, the first reactivated A380 D-AIMK departed Frankfurt in the early hours of this morning for @LHTechnik Manila site. Here it is being made fit to take off again as a regular passenger aircraft in the summer.#Airbus #A380 #Lufthansa pic.twitter.com/X9DkK2sukT
— Lufthansa News (@lufthansaNews) January 29, 2023
O avião de matrícula D-AIMK, no voo LH-9922, ainda estava em voo no momento da publicação dessa matéria, tendo partido de Frankfurt pouco mais de 8 horas antes, às 06h44 da manhã (02h44 no horário de Brasília).
As instalações especializadas no A380, localizadas em Manila, nas Filipinas, pertencem à Lufthansa Technik, divisão de manutenção do próprio Grupo Lufthansa. Lá, o avião receberá todos os serviços que deixaram de ser feitos desde a estocagem em 2020, devido aos impactos da pandemia, ou que precisam ser feitos depois de tanto tempo de desativação da aeronave.
Além disso, em dezembro do ano passado, fontes na companhia aérea disseram que até mesmo a atualização do interior do A380, para o novo padrão de cabine da Lufthansa, estava sendo avaliada pelos executivos, já que o atraso no início da entrega do novo Boeing 777X e a idade avançada dos Boeings 747-400 podem fazer com que o A380 tenha que ficar por mais tempo na frota, diante da forte recuperação da demanda após a Covid.
Assim, é possível que a ida a Manila também seja utilizada para a atualização do interior do maior avião de passageiros do mundo, embora a companhia não tenha dado nenhuma confirmação oficial sobre esses rumores até o momento.
A Lufthansa afirmou que quatro de seus oito A380 voltarão a voar, e as fontes internas à companhia disseram que os outros quatro também devem voltar.