Primeiro avião cargueiro da história da Gol voa a caminho do Brasil

Um dos três Boeing 737-800BCF da Gol Linhas Aéreas esperados para 2022 decolou da China na última semana e, após algumas escalas, está voando com destino ao Brasil. A aeronave, que tem matrícula atual N250GE (msn 34965), deverá ser registrada como PS-GFA (atualizado: antes, a previsão era que essa aeronave fosse registrada PS-GFB) quando for nacionalizada.

No momento em que esta matéria era escrita, a aeronave voava na rota entre Victorville, na Califórnia, e o San Jose, na Costa Rica (este trecho foi ajustado, pois havíamos mencionado que a parada seria em San Juan). Antes disso, o jato já havia voado de Xangai e feito outras duas escalas em Guam e Honolulu, mostram as informações da plataforma FlightRadar24.

Por fim, o Boeing deverá decolar do país centro-americano para Belo Horizonte, em Minas Gerais, nos próximos dias. Conforme anúncio anterior da Gol, a expectativa era ter uma aeronave em solo brasileiro entre julho e agosto.

Essa será a primeira vez em sua história que a Gol Linhas Aéreas terá aeronaves cargueiras. No total, estão previstas seis aeronaves, com entregas até 2023.

Rastreamento: FlightRadar24

O acordo

No começo deste ano, a GOL Linhas Aéreas anunciou a assinatura de um acordo histórico entre seu negócio de logística GOLLOG, que opera serviços de carga para 52 aeroportos e mais de 3.900 destinos no Brasil, e o Mercado Livre, que opera marketplaces para e-commerce e leilões online.

O contrato entre as empresas tem duração de 10 anos, prevê uma frota dedicada de cargueiros composta por seis Boeing 737-800 BCF (aviões convertidos a cargueiros) e deve iniciar as operações durante o 2º semestre de 2022. Existe também a opção de adicionar outras seis aeronaves de carga até 2025.

Os aviões destinados à operação fazem parte da frota atual da GOL e passarão por um processo de conversão para cargueiros, sendo designados como 737-800 BCF (Boeing Converted Freighter), equipamentos inovadores em termos de carga e eficiência, com capacidade de 24 toneladas.

Finalizados, terão a cor e a logomarca do Mercado Livre. A GOL Aerotech, unidade de negócios da Companhia especializada em manutenção, reparos e revisões de aeronaves e componentes, a maior da América Latina, está em processo de certificação para executar integralmente as conversões das próximas aeronaves em seu centro de manutenção em Confins-MG.

Com as operações exclusivas para o Mercado Livre, a GOL espera gerar diretamente 100 novas vagas de trabalho e aproximadamente 90 posições indiretas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias