Primeiro avião chinês Comac C919 de produção em série decola na China

A primeira aeronave de passageiros C919 a ser entregue a um cliente completou um voo de teste inaugural bem-sucedido no sábado (14), de acordo com a Commercial Aircraft Corporation of China (COMAC). O jato desenvolvido na China, de marca B-001J (msn 107), decolou às 6h52 do Aeroporto Internacional de Shanghai Pudong e pousou no mesmo local às 9h54.

Durante o voo de três horas e dois minutos, pilotos e engenheiros se coordenaram para concluir todas as operações projetadas, e o avião estava em boas condições, disse a COMAC.

A aeronave voou ao norte de Xangai e realizou vários circuitos para testar todos os sistemas, principalmente mantendo uma altitude entre 3.000 e 3.500 pés. Somente na parte final do teste, o C919 com registro B-001J subiu brevemente para entre 4.500 e 5.000 pés, antes de retornar à fábrica da COMAC. A aeronave vinha fazendo testes de solo nas últimas semanas.

A rede estatal Xinhua divulgou um vídeo da primeira decolagem (abaixo, esperar carregamento).

Em um breve comunicado à mídia, a COMAC disse que o voo foi “bem-sucedido”. E acrescentou: “Atualmente, a preparação para o voo de teste da grande aeronave C919 e a preparação para a entrega estão sendo realizadas de maneira ordenada”.

Desde 2019, outros seis jatos C919 realizaram uma série de testes em solo e voo em lugares como Xangai, Yanliang, Dongying e Nanchang. Em novembro de 2020, o C919 recebeu sua certificação de tipo.

Em março do ano passado, a China Eastern Airlines, cliente de lançamento do jato, e a COMAC assinaram um contrato de compra de cinco aviões C919, que serão baseados principalmente em Xangai após a entrega.

O C919, o primeiro avião troncal (de rotas tronco) desenvolvido da China, tem 158-174 assentos e um alcance de 4.075 a 5.555 km. O avião realizou seu voo inaugural em 2017. 

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Surge com pintura híbrida de outra empresa um avião A350 da...

0
Sem previsão do fim das sanções contra a Rússia, aviões ocidentais já estão sendo encaminhados para outras companhias.