Início Empresas Aéreas Primeiro avião da Azul decola para um voo de uma hora após...

Primeiro avião da Azul decola para um voo de uma hora após mais de um ano parado

A Azul Linhas Aéreas possui uma grande frota de aeronaves Embraer, com mais de 50 jatos das variantes E195 E1 e E2. No entanto, do modelo menor, o E190 E1, só restam dois na frota. Curiosamente, um deles é também o primeiro avião recebido pela empresa em setembro de 2008, quando ela começou a voar, o qual tem matrícula PR-AZL (msn 19000147).

A bem da verdade, esses E190 já não voam em rotas da empresa há mais de um ano e estão estacionados em Belo Horizonte, apenas esperando por seu destino, que deve ser o mesmo dos outros jatos do mesmo modelo, ou seja, a devolução ao seu dono original – no caso do AZL, o Wells Fargo Bank dos EUA.

PR-AZL

Foi recebido pela Azul em setembro de 2008, proveniente dos EUA, aonde voou antes na JetBlue por um ano e meio. Ao chegar, ganhou o nome de batismo “O Rio de Janeiro continua Azul” e participou dos primeiros voos da então estreante empresa aérea. Após cerca de 12 anos de serviço, foi descomissionado em março de 2020 e esteve estacionado na Pampulha (BH), desde então.

No entanto, ele voou de novo. No dia 2 de dezembro, o PR-AZL foi reposicionado e voou da Pampulha para Confins, ambos aeroportos que servem à capital mineira de Belo Horizonte. Como mostra a captura do FlightRadar24, o voo entre os aeroportos durou uma hora.

Com isso, existe a chance de que esse seja mais um jato E190 a deixar a frota. Se isso ocorrer, a contagem regressiva cairá para UM, faltando apenas a despedida do PR-AZA.

Ao longo de sua história, a Azul operou um total de 22 aeronaves do E190, muitos dos quais oriundos da JetBlue, empresa aérea que, assim como a brasileira, foi fundada por David Neeleman. Foi o avião que deu vida à empresa em seus primórdios, mas, com o tempo, foi perdendo espaço na frota e, por consequência, sendo gradativamente substituído pelos Embraer E195.

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

https://aeroin.net/primeiro-aviao-da-historia-da-azul-decolara-hoje-para-nunca-mais-voltar/

https://aeroin.net/passageira-que-foi-algemada-na-sala-de-embarque-recebera-indenizacao-da-azul/

Sair da versão mobile