Início Indústria Aeronáutica

Primeiro avião de corrida totalmente elétrico faz seu primeiro voo

Cassutt IIIM – Imagem: Airbus

A Air Race E acaba de realizar o primeiro voo de um avião de corrida totalmente elétrico. E, como parceira fundadora desta competição, a Airbus está desempenhando um papel importante no desenvolvimento de uma plataforma para criar veículos aéreos elétricos mais limpos e eficientes. 

Com a iniciativa, o piloto Rein Inge Hoff foi ao manche do Cassutt IIIM modificado para subir, quase que silenciosamente, ao céu acima do Aeroporto de Tønsberg, no sul da Noruega. O momento é tido como histórico: Hoff é o primeiro piloto a estar num avião de corrida totalmente elétrico. 

Por 15 minutos, ele colocou a máquina Nordic Air Racing em seus ritmo, atingindo uma velocidade máxima de 180 nós (333 km/h), antes de pousar com segurança. Segundo os projetistas, a aeronave poderá até chegar a velocidades de mais de 400 km/h, enquanto os melhores pilotos do mundo participam da série Air Race E, que começa em 2023. 

A primeira competição de aviões totalmente elétricos do mundo, a Air Race E é muito mais do que apenas um espetáculo emocionante. Serão 17 equipes recebendo dados de pesquisa e experiência no setor diretamente da Airbus, para ajudar a impulsionar coletivamente o desenvolvimento de motores elétricos mais limpos, rápidos e tecnologicamente avançados. 

Alguns dos insights adquiridos com a concorrência e, mais especialmente, as lições aprendidas com a criação de sistemas elétricos serão os principais ativos para as soluções da Airbus (desde a mobilidade aérea urbana até, eventualmente, aeronaves comerciais).

Imagem: Airbus

Abrindo o caminho

A Airbus disse estar comprometida em desenvolver, construir e testar sistemas de propulsão alternativos para reduzir as emissões de CO₂ de aeronaves, helicópteros, satélites e futuros veículos UAM.

O setor aeroespacial não está sozinho nessa jornada: a propulsão alternativa é o principal desafio para todos os setores de transporte, e as tecnologias elétricas e híbridas já estão revolucionando a mobilidade no solo. A aviação pode enfrentar diferentes desafios, mas a indústria pode aprender com as experiências do setor automotivo. 

Assim como o automobilismo elétrico está impulsionando a inovação disruptiva em veículos terrestres, espera-se que o Air Race E traga em breve benefícios semelhantes para a aviação.  

Existem muitas sinergias entre os testes de voo da Air Race E e os programas da Airbus, como veículos elétricos de decolagem e aterrissagem verticais (eVTOLs) e projetos de micro-hibridização, que visam alimentar um número crescente de sistemas de bordo por meio de baterias.  

A primeira corrida da Air Race E está programada para ocorrer em 2023. Ela marcará o início oficial de uma plataforma convencional que pode acelerar a inovação na propulsão elétrica.  

Como diz o CEO da Air Race E, Jeff Zaltman, “O mundo depende da Airbus e de parcerias como a nossa para guiar a indústria aeroespacial em um caminho sustentável para as próximas gerações”.

Informações da Airbus

Leia mais:

Sair da versão mobile