Primeiro avião E190-E1 a ser convertido para cargas chegou no hangar da Embraer

O projeto de um jato cargueiro feito em uma fábrica brasileira vai tomando forma, com a chegada do primeiro avião E190-E1 na Embraer para a conversão.

Divulgação – Embraer

Atualmente, apenas a Azul Linhas Aéreas opera voos de carga com os E-Jets brasileiros, mas de maneira adaptada, sem porta de carga e mantendo ainda os bagageiros que antes eram utilizados pelos passageiros.

No entanto, a nova proposta da Embraer vai além e inclui, além da porta de carga, um sistema de movimentação no piso reforçado, uma barreira de carga rígida, um sistema de detecção de fumaça no cargueiro, incluindo extintores de classe “E” no compartimento de carga superior, alterações no sistema de gestão do ar (arrefecimento, pressurização, etc.), remoção interior e provisões para transporte de materiais perigosos.

O E190F poderá transportar uma carga útil de 23.600 libras (10.700 quilos) enquanto o E195F pode transportar uma carga útil de 27.100 libras (12.300 quilos).

O primeiro E190F já está na fábrica da empresa em São José dos Campos, sendo uma aeronave já usada e que voava transportando passageiros. O número de série dela não foi divulgado e ainda não é possível saber qual era seu histórico antes de ser designado para cargas. Fotos foram divulgadas pela fabricante, como pode ser visto abaixo.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias