A primeira imagem do primeiro Boeing 737-800 convertido de passageiro para carga do Brasil foi registrada na China. O avião, que será da Gol Linhas Aéreas, tem previsão para chegar ao país em julho deste ano.
A aeronave em questão foi fabricada em 2007 e entregue para a GOL diretamente, tendo voado pela empresa brasileira até 2021, quando estava configurada para levar 186 passageiros e tinha a matrícula PR-GTP.
Em outubro passado, o jato foi enviado para Xangai e teve sua matrícula cancelada no Brasil. À época não se sabia publicamente que o Boeing voltaria para a própria GOL, que só recentemente anunciou a parceria com o Mercado Livre para transporte de encomendas feitas em em marketplace.
Esse será o primeiro Boeing 737-800 cargueiro do país, convertido na China mas acompanhado por profissionais brasileiros da GOL Aerotech, que estão em treinamento para replicar o processo no Brasil, nas instalações de manutenção da companhia em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Com o processo concluído, ao invés de levar até 186 pessoas, o 737 será capaz de levar 23,8 toneladas de carga, tanto no deck principal, onde haviam assentos, como no porão, onde as bagagens e cargas em geral eram levadas.
A nova matrícula do jato será a PS-GFB, e deverá chegar em julho como revelamos aqui, acompanhado do PS-GFA, antigo PR-GTF, que também voava na GOL com passageiros.