Início Variedades

Primeiro Boeing 737 FireLiner da América do Sul aterrissa na Argentina

Em 22 de dezembro, a primeira aeronave de combate a incêndios da Coulson Aviation pousou em Santiago del Estero, na Argentina, após um acordo firmado pelo governo daquela província. Como detalha o Aviacionline, trata-se um Boeing 737 FireLiner.

Às 18h20, horário da Argentina, a aeronave proveniente de Port Alberni, no Canadá, pousou. O voo incluiu três escalas, em Salt Lake City, Fort Lauderdale e Leticia, na Colômbia, depois de partir de sua origem em 20 de dezembro.

O Boeing 737-300, de matrícula LQ-KJS, tem 28 anos e já pertenceu à companhia aérea norte-americana Southwest, tendo sido convertido em Boeing 737 FireLiner pela Coulson Aviation.

Esta aeronave, agora de propriedade do governo de Santiago del Estero, foi comprada por 15 milhões de dólares. Ele será baseado no Aeroporto de Termas de Río Hondo, onde a infraestrutura necessária para sua operação foi instalada, incluindo um sistema de tomada rápida de água. As autoridades provinciais disseram que o avião também poderá operar em outros aeródromos, como Quimilí e Monte Quemado.

A nova aeronave Santiago del Estero está equipada com o Sistema de Entrega Aérea Retardante (RADS) da Coulson, o sistema de tancagem de 15.000 litros mais utilizado e de maior volume atualmente operando em todo o mundo.

O sistema RADS não requer tripulação ou equipamento adicional, permite o gerenciamento de fluxo em tempo real, garante uma cobertura superior da zona de queda e reduz a carga de trabalho geral do piloto.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile