A primeira aeronave Boeing 777-300ER transformada em cargueira acaba de ser pintada nas cores de seu futuro operador, a americana Kalitta Air, marcando mais um passo em direção à sua estreia no mercado global de fretes após a conversão pela Israel Aerospace Industries (IAI)
A pintura da aeronave ocorreu no hangar de manutenção da Ethiopian Airlines, localizado em Addis Abeba, na Etiópia. É lá que o jato se encontra desde o final de abril, em processo de preparação para seu novo papel no universo da aviação de cargas.
Com a denominação 777-300ERSF (Extended Range Special Freighter), o jato já possui mais de 60 encomendas de diversos clientes, indicando a forte expectativa do mercado em relação a este novo modelo cargueiro. Sua primeira unidade, a que acaba de receber a pintura da Kalitta Air, será entregue à empresa de leasing aeronáutico AerCap.
Aproveitando o histórico bem-sucedido dos Boeings 777 de passageiros e sua reconhecida confiabilidade, o 777-300ERSF surge como uma aposta na lacuna deixada pelo fim da produção do Boeing 747-8F.
Com 25% mais capacidade do que o cargueiro 777F, que tem como base a variante -200LR, a conversão do Boeing 777-300ER permitirá o transporte de 101,6 toneladas de carga útil, consumindo 21% menos combustível em comparação ao Boeing 747F.